Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Franquia home based: como lucrar sem sair de casa

Especialistas da KBM Advogados orientam empreendedores que pretendem trabalhar em casa

O sistema home based está crescendo no segmento de franquia. Este modelo já é bem conhecido nos Estados Unidos e, aos poucos, vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Atualmente existem muitas franquias domésticas, as áreas que mais atuam nesse formato são: contabilidade; serviços para crianças; fotografia; serviços para cuidado de animais de estimação; manutenção de computadores e desenvolvimento de sites. Essa modalidade dispensa a contratação de empregados no início, porém, impõe rapidamente uma limitação de ganhos, pois a saturação de pessoal, espaço e tempo acontece muitas vezes de maneira prematura.

Para Marina Bechtejew, especialista em questões jurídicas para franquias da KBM Advogados, a ausência de um ponto comercial é um dos benefícios que as franquias home based oferecem. Além do valor de investimento mais baixo, poucos custos fixos e flexibilidade de horários. 

“Nesse modelo, o franqueado pode obter rapidamente o retorno do capital investido, e tem a chance de ganhar mais do que antes, como empregado”, enfatiza Thais Kurita, também consultora da KBM Advogados. O franqueador, por sua vez, busca candidatos com um perfil empreendedor, comprometido com a empresa e com as regras definidas no contrato de franquia.

Outro ponto que merece destaque é quanto ao ambiente de trabalho. “Trabalhar em casa requer muitadisciplina e automotivação. É importante que a casa esteja em ordem, e que o escritório seja um lugar onde não há movimentação de outras pessoas durante o expediente”, aponta Kurita. “E requer que o empreendedor se automotive todos os dias, pois, no começo, é uma rotina muito solitária, até começar a engrenar”. E ainda afirma que fatores externos, como barulho de cachorros e crianças, podem atrapalhar o empenho das atividades. “Apesar de permitirem que o franqueado administre melhor seu tempo, as franquias home-based só dão certo se dirigidas com organização e profissionalismo”, declara.

É preciso verificar a viabilidade do exercício de algum tipo de atividade no endereço a partir de casa. Alguns cuidados podem ser requeridos, podendo culminar na vedação da atividade no local.

 

Kurita, Bechtejew & Monegaglia Advogados - A KBM é uma consultoria especializada no setor de franchising, oferecendo assessoria jurídica para empresas do setor. As especialidades abrangem contratos, locações, canais de distribuição ao varejo, entre outros assuntos relacionados ao segmento. Em cada uma das áreas de trabalho, os profissionais envolvidos possuem elevado nível técnico, além de experiência profissional significativa, possibilitando ao escritório prestar uma assessoria desde casos mais simples até os mais complexos. 

Perfil 

Thaís Mayumi Kurita - Especialista em direito societário, contratos e cível, com especialização em Direito Comercial e bacharelado em Direito, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a advogada é membro da Ordem dos Advogados do Brasil, de São Paulo, Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); Associação Brasileira de Franchising (ABF). Por dois mandatos consecutivos foi Diretora Jurídica da Associação Franquia Solidária, braço de atuação em responsabilidade social da ABF. Atualmente é Diretora Jurídica da ONG Deixe Viver, entidade associativa de fins não econômicos, voltada para proteção da vida animal e educação à posse responsável. 

Marina Nascimbem Bechtejew Richter - Especialista em direito societário, contratos e contencioso cível, a advogada tem especialização em Direito Societário, junto à Fundação Getúlio Vargas; especializada em Direito dos Contratos pelo LL. M IBMEC/INSPER-SP, e bacharelado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Marina é membro da Ordem dos Advogados do Brasil, de São Paulo; Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); e Associação Brasileira de Franchising (ABF).


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).