Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

A importância da tecnologia da informação para a tomada de decisão

Com as ferramentas apropriadas e as perguntas adequadas, conseguimos desenvolver soluções inteligentes

Estima-se que 55 a 60% das pequenas e médias empresas no Brasil convivam com um baixo grau de informatização. Esta afirmação associada ao fato de que o uso da tecnologia como impulsionador do negócio deixou de ser mandatório e passou a ser questão de sobrevivência, nos leva para um mundo onde a própria tecnologia pode apresentar armadilhas.

Hoje no universo em que vivemos, onde a velocidade e a complexidade das informações que chegam até os tomadores de decisão é feita de forma tão intensa e rica, saber lidar com estes dados e tomar as decisões de forma rápida e precisa é o grande desafio a ser atingido.

Avaliando o cenário em 2011, percebemos que tivemos a explosão das redes sociais e sites de compras em grupo. Além disso, houve uma evidência, cada vez maior, das tecnologias de e-commerce, viabilizando negócios virtuais em concorrência direta ao mundo físico. Com base nessas informações, as empresas devem estar preparadas para absorver e entender esses movimentos que já estão revolucionando a forma de atendimento aos clientes.

Durante muitos anos, as informações e os sistemas foram tratados de forma isolada, o que acarretava uma grande barreira e perda de velocidade para o tomador de decisão. Sistemas eram adquiridos, sem a preocupação de uma integração Corporativa - ERP´s; Sistema de tratamento de Extrato, de cadastro de clientes, de Faturamento, de Pedidos ou pesquisa de mercado etc.... E, hoje nos perguntamos qual é o impacto disso, observando o cenário já descrito para uma tomada de decisão estratégica acertada?

Ao longo dos últimos dez anos de atuação na área de integração de soluções entre parceiros de negócios, em empresas de diversos portes, podemos afirmar que não se deve desprezar nenhuma fonte de informação que circule na empresa, quer sejam redes sociais, emails, sistemas atuais e legados, informações de mercado, etc... Devemos utilizar estes ativos de dados e preservar os investimentos já realizados. Através de portais Web, conectores e coletores de informações, temos como disponibilizar ao tomador de decisão o subsídio da informação correta no tempo certo.

Por meio da catalização destas informações e de sua adequada estruturação, podemos afirmar que, aplicando a filosofia correta, as ferramentas apropriadas e as perguntas adequadas, conseguimos desenvolver soluções inteligentes que conseguem reduzir custos operacionais de 40% a 60% nos trabalhos operacionais ou viabilizem a tomada de decisão, antes impossível de ser executada.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).