Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Ritmo de expansão menor afetará micro e pequenos negócios

Economista afirma que cenário externo negativo e exaustão do processo de crescimento do país são motivos para cautela

O cenário de pujança econômica no Brasil que vem beneficiando empreendedores das micro e pequenas empresas ao longo da última década tende a mudar nos próximos meses. O alerta é do economista Paulo Rabello de Castro, que ministrou a palestra Mercados competitivos, rumos para vencer, na noite desta quarta-feira (25), na sede do Sebrae em Goiás, na capital goiana. O encontro fez parte do Ciclo de Seminários, que integra o programa Horizontes para Gestão da instituição.

Paulo Rabello afirma que o avanço econômico contínuo dos últimos dez anos afetou positivamente o surgimento das micro e pequenas empresas. Segundo dados de 2005, o estado de Goiás abrigava 4,8 mil MPE. No último levantamento, realizado em 2010, o número praticamente triplicou, chegando a 186 mil.

"Não necessariamente para pior, mas essa realidade tende a mudar, principalmente devido ao cenário externo negativo e a exaustão do processo de crescimento do país. As micro e pequenas empresas são como barcos de papel no mar. Pelas pequenas marolas, elas passam sem dificuldade; mas se vier uma espuma mais forte, se molham e desmancham", explica o especialista, que tem doutorado em economia pela Universidade de Chicago (EUA).

No entanto, Paulo Rabello considera que é possível se defender. Segundo ele, o empreendedor tem de estar atento ao que acontece a sua volta e fazer autoavaliação do negócio. "Será que realmente é uma boa hora para realizar novos investimentos, acertar aquela contratação de impacto?", indaga o estudioso. Outra dica é a qualificação. "O empreendedor precisa caprichar na eficiência de sua empresa e capacitação é fundamental para isso", completa.

As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 0800 570 800.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).