Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Cai produção de micro e pequena indústria

Entre as indústrias em que a produção recuou, 68% dizem que a queda foi de 11% a 40%.

O volume produzido pelas micro e pequenas indústrias do Estado de São Paulo caiu no começo do ano e o resultado já afeta o emprego.

No primeiro trimestre, 46% das empresas tiveram queda na produção ante o ano passado, segundo pesquisa do Simpi-SP (sindicato de micro e pequenas indústria em SP).

Entre as indústrias em que a produção recuou, 68% dizem que a queda foi de 11% a 40%. O maior entrave é a concorrência desleal dos importados, segundo Joseph Couri, presidente do sindicato.

O cenário se reflete no emprego. Nos últimos 12 meses, 25% das empresas, que têm até 50 funcionários, demitiram em média seis trabalhadores cada uma, segundo a pesquisa. Outras 19% contrataram em média quatro.

Entre os setores mais afetados estão vestuário, calçados, mobiliário, fabricantes de peças metálicas, máquinas, alimentos e outros.

A pequena fabricante de bolsas de couro Ghazzaoui compete com sintéticos vindos principalmente da China. "Muita gente tem comprado bolsa de material sintético porque é mais barato. Mas ele é também mais poluente, não dura tanto", diz a proprietária, Emne Ghazzaoui.

A Índia é a origem de produção que afeta o mercado de corantes que podem ser usados no setor da construção, segundo Ricardo de Lima, sócio da Microxcolor. O empresário chega a importar uma parte do material que vende. "Seria bom exportar, mas a crise lá fora afeta a demanda."

"Apesar do atual quadro ruim, a perspectiva é que melhore. Faremos novos levantamentos para acompanhar", afirma Couri.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).