Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Menos de 1% das empresas brasileiras causa alto impacto

Representante do Instituto Endeavor destaca que estes negócios geram mais empregos e transformam realidade

O Brasil possui apenas 30 mil empresas consideradas de alto impacto, com papel de destaque na economia e crescimento acima de 20% ao ano por três períodos consecutivos. O número equivale a 0,7% do total de 4,1 milhões de empreendimentos do País, segundo pesquisa do Instituto Endeavor em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os dados, referentes a 2008, foram destacados pelo diretor de Educação e Cultura Empreendedora do Endeavor, Juliano Seabra. Na manhã desta quinta-feira (17), ele falou ao público do Fórum Sebrae de Conhecimento, em Brasília, no Painel Educação Empreendedora. 

Seabra também chamou a atenção para as gerações de postos de trabalho nas empresas de alto impacto. Ele informou que,  entre 2005 e 2008, 60% das 5 milhões de novas vagas vieram deste grupo. “Esse tipo de empreendedorismo transforma potencial de crescimento em realidade. A gente ainda tem negócios de muito pouco impacto. E por crescerem pouco, são muito suscetíveis a crises”, afirmou. 

Fomento 

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos, fez a abertura do painel e destacou a importância de desenvolver o empreendedorismo no País. “Empreendedor é uma forma de gerar emprego, riquezas e renda para as novas gerações”, afirmou. O diretor ressaltou a importância do Sebrae nesse processo. “Incentivar o empreendedorismo significa fomentar mudança bastante expressiva para o Brasil”, salientou. 

A Endeavor é uma organização de suporte ao empreendedorismo de alto impacto no mundo. No Brasil, apoia um grupo de 50 empresas, que recebem consultorias. Em troca,  contam seus exemplos a outros empreendedores. O repasse das informações se faz por meio de cursos, palestras e workshops oferecidos pela Endeavor, em parceria com o Sebrae. Juntas, essas 50 empresas faturam cerca de R$ 2 bilhões por ano e empregam mais de 20 mil pessoas. 

O 1º Fórum Sebrae de Conhecimento reúniu cerca de mil colaboradores e parceiros. O encontro foi realizado até esta sexta-feira (18), no centro de eventos Brasil 21.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).