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Abrir o próprio negócio exige coragem e atenção

Para começar uma empresa é preciso ter cautela, vontade e conhecimento sobre a área de atuação

Ser o chefe e aposentar a carteira de trabalho é algo que já passou pela cabeça de muita gente. Mas o empreendedor deve estar consciente dos desafios de abrir um negócio próprio e sentir-se convencido da existência de uma oportunidade e da viabilidade de sua aplicação. Quem quer iniciar uma empresa precisa estar atento ao plano de negócio. O superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, afirma que esse instrumento retrata com fidelidade o mercado, o produto e as atitudes do empreendedor. "É através desse levantamento que serão detalhadas as informações sobre o que será oferecido, os clientes, os fornecedores e, principalmente, os pontos fortes e fracos do negócio", explica. Conforme Lopes, somente ao final da elaboração do projeto será possível avaliar quão interessante é abrir, manter ou ampliar uma empresa.

Vale destacar que, apesar do aspecto financeiro ser fundamental para o sucesso do empreendimento, mais importante que o capital disponível é o correto planejamento de sua utilização. "É preciso prever o fluxo de pagamentos, gastos adicionais e o capital de giro", conclui Lopes.

Empresa registrada e sonho concluído

Nascida em São Luiz Gonzaga, Roselaine da Silva Strunck mudou-se para Novo Hamburgo há nove anos. Foi com os salários recebidos por ela e pelo marido, enquanto trabalhavam em fábricas de calçado, que o sonho de montar um negócio começou. "O desejo mesmo é do meu esposo. Ele, inclusive, já foi trabalhar em outra cidade para ganhar mais dinheiro e dar início à loja", conta. Na semana passada, ela procurou a Prefeitura e deu início ao registro do bazar, localizado no bairro Canudos. "Alguns produtos são feitos por mim mesma. Por enquanto, temos investido todo o lucro na reposição de mercadorias", finaliza Roselaine.

Destaque para o seu negócio

O produto, o porte da empresa, a capacidade de atendimento e a clientela são itens que podem ser comparados aos de empresas com características idênticas ou semelhantes, com o propósito de classificar quem faz parte da concorrência. "Isso sugere que nem todas as empresas atuantes no mesmo segmento de mercado são, de fato, rivais", comenta o superintendente do Sebrae/RS Marcelo Lopes. Identificados os concorrentes, é importante conhecer suas estratégias e a forma como podem afetar a empresa. Os dados podem ser adquiridos por meio de pesquisas de mercado, observação direta e também na Internet. Assim, será possível definir o diferencial. "Ele se tornará competitivo quando se tratar da localização, do preço, da propaganda, do nível de especialização, da qualidade superior e também do atendimento personalizado", finaliza o superintendente do Sebrae/RS.

Você tem perfil de empreendedor?

Descubra as características de um bom empreendedor:

 

Busca de oportunidade e iniciativa

- Age com pró-atividade

- Busca novas oportunidades

- Aproveita oportunidades fora do comum, com um comportamento de aceitação de riscos

 

Persistência

- Não desiste diante de dificuldades

- Reavalia seus planos

- Foca energias na execução de seu plano de ação

 

Comprometimento

- Chama para si a responsabilidade sobre sucessos e fracassos

- É um facilitador para sua equipe

- Tem visão de futuro

 

Exigência de qualidade e eficiência

- Procuraminimizar custos e está atento ao mercado

- Procura sempre surpreender seus clientes

- Está atento a prazos e qualidade de entrega

 

Corre riscos calculados

- Avalia alternativas e oportunidades

- Tem uma boa gestão de resultados

- Aceita desafios, mas avalia riscos

 

Estabelecimento de metas

- Estabelece e acompanha indicadores de resultados para seu negócio

- Tem visão de longo prazo

 

Busca de informações

- Tem um bom acompanhamento de mercado e está próximo ao seu cliente

- Conhece seu negócio e investiga novas oportunidades

- Busca especialistas para orientá-lo em relação ao seu negócio

 

Planejamento e monitoramento sistemático 

- Age por etapas, para cumprir seu plano de negócio

- Adequa seu plano de negócio às variáveis externas do mercado

- Busca informações financeiras do passado para orientar o futuro

 

Persuasão e rede de contatos

- Forma rede de contatos e procura utilizá-la no desenvolvimento de seu negócio

- Mantém e alimenta sua rede de contatos

 

Independência e autoconfiança

- Desenvolve seu negócio de forma autônoma

- É uma pessoa otimista e determinada

- Sabe onde quer chegar


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