Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Democracia - a visão do administrador

Uma das verdades escondidas a sete chaves pela academia é que Administração é a profissão que mais testou e pesquisou formas inovadoras de democracia

"O que vocês administradores entendem de democracia?", pergunta um professor de Sociologia e Ciência Política, da USP, num jantar.

 

Uma das verdades escondidas a sete chaves pela academia é que Administração é a profissão que mais testou e pesquisou formas inovadoras de democracia.

 

Ninguém acredita, mas é isto mesmo.

 

Há mais de 500 anos, já testamos mais de 6 milhões de formas de democracia, contra provavelmente 600 testes em países e seus regimes, estudados por cientistas políticos.

 

Me refiro as empresas de capital democrático e às várias formas de governância e de regimes eleitorais, que já testamos nas empresas e nas assembleias de acionistas.

 

É muito triste que a academia em geral não divulgue nossas pesquisas e conclusões aos futuros jornalistas, políticos, sociólogos e cientistas sociais.Por isto, a maioria dos brasileiros não sabe que nossas empresas estatais somente eram estatais porque negavam o direito de voto aos acionistas preferencialistas, conseguindo o controle operacional com somente 33% ou 17% do capital efetivo da empresa.

 

E, chamavam isso de "regime democrático de direito".

 

Acionistas preferencialistas recebem 10% a mais de dividendos em troca do silêncio, o que para nós administradores socialmente responsáveis é uma forma de comprar votos (não votando), e claramente ilegal.

 

Isto é a democracia do regime militar de 1964, que ainda prevalece na Petrobras, Eletrobras, Vale do Rio Doce, mas não no Banco do Brasil.

 

O famoso Contrato Social, atribuído incorretamente a Rousseau, na realidade foi um contrato social estabelecido pelos tripulantes do Mayflower, que chegaram em Plymouth, nos Estados Unidos, e metade se rebelou.

 

Metade queria continuar, como previsto, para a Virginia. A outra metade se recusou a pegar um barco novamente na vida.

 

O pessoal de Virginia aceitou ficar para não dividir forças, mas em troca exigiu algumas demandas que se tornou o primeiro contrato social da história.

 

Para elaborarem esse contrato, usaram o Contrato Social da Cia. da Índias, dona do Mayflower, e que ficava com o capitão.

 

Até hoje usamos o termo Contrato Social definido na Constituição da empresa, como os diretores serão eleitos, como será a prestação de contas, quem irá auditar as contas, etc.

 

Tudo isto normalmente é definido na Ata de Constituição da empresa. Dizer que foi Jean Jacques Rousseau que inventou tudo isto, e não vice versa, é faltar com a verdade da história.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).