Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

No ambiente de trabalho, segredo é não exagerar

"A maquiagem deve refletir o estado de espírito, a personalidade mas também o ambiente"

No ambiente profissional, maquiagem boa é aquela que não aparece. A afirmação é unanimidade entre os profissionais da beleza. "Se alguma amiga elogiar a base que você está usando, é porque exagerou. Lave o rosto na hora", aconselha Marcos Costa, maquiador oficial da Natura. "A maquiagem deve refletir o estado de espírito, a personalidade mas também o ambiente", diz. Portanto, não pega bem uma profissional do mercado financeiro aparecer de batom preto - por mais que este seja o último grito da moda.

Mas o que toda mulher precisa usar? "Base, blush, batom e máscara de cílios", afirma Costa. Como a brasileira tem pele oleosa - e isso se agrava no verão ele recomenda dar acabamento ao rosto com pó, para tirar o brilho. Para deixar o visual atual, vale apostar em batons de tons mais vibrantes - principalmente os laranjas.

Para a maquiadora Vanessa Rozan, do Liceu de Maquiagem, um rosto perfeito também envolve o uso de um bom hidratante e de um "primer" - atual "queridinho" da indústria de beleza. "O primer, feito para usar antes da base, tem a função de disfarçar os poros e minimizar as linhas de expressão. Ele faz a base deslizar melhor e a maquiagem durar mais, além de deixar a pele com menos brilho", diz Vanessa. Por todas essas vantagens, o "primer" também pode ser usado por homens - que costumam ter a cútis oleosa. "Ele deixa a pele mais bonita, mas, por ser transparente, ninguém vai notar a sua presença", diz Vanessa.

Segundo Vanessa, para fazer bonito no escritório, também vale investir na máscara de cílios, no blush e no batom (ou gloss). "Uma mulher nunca deve sair de casa de cara lavada. Deve estar como as atrizes das novelas: lindas, mas sem que ninguém note que foram maquiadas."

Marcelo Justo, maquiador do salão L'Officiel 3, de São Paulo, recomenda cuidado com olhos carregados no verão. "Uma solução é usar apenas uma boa máscara, de preferência, à prova d'água", diz o profissional. Nos lábios, vale apostar em tons de rosa médio e nos vermelhos, "que ficam bem para qualquer idade". Outro truque que cai bem na estação - e realça o bronzeado - é colocar uma leve sombra dourada nos olhos, blush, batom cor de boca e máscara.

Para os homens, diz Marcelo, a recomendação é deixar a pele com aspecto menos oleoso. Vale investir num pó que apague o brilho ou em hidratantes com cor, que dão aspecto levemente bronzeado. Olheiras e espinhas podem ser cobertas por um leve corretivo. (VB)


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).