Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

MPEs necessitam de tecnologia para sobreviver

Dominar softwares e internet são temas essenciais para manter a competitividade dos pequenos empresários

Se você é pequeno ou microempresário pode se preparar. Cedo ou tarde você vai precisar de uma importante ferramenta tecnológica para não estagnar o crescimento do seu negócio. O alerta foi dado, ontem, durante o "Plantar e colher soluções para o crescimento contínuo e sustentável", no Marina Park Hotel, a 45 empresários locais, de diversos ramos de atividade.

O evento, organizado pela Fluxus Consultoria, representante cearense da SAP (3ª maior empresa de software do mundo), abordou a importância desse recurso, considerado fundamental, hoje em dia e para o futuro, em nortear decisões e aperfeiçoar operações nas organizações em crescimento.

Para um dos palestrantes, o diretor de operações dos Instituto Brasileiro de Excelência em Liderança e Gestão (Ibelg), Antônio Carlos de Matos, a pequena empresa apresenta vantagens como agilidade e conhecimento dos funcionários, porém, em compensação, é muito mais frágil que as grandes corporações quanto às consequências de decisões erradas.

"É importante quando estas empresas começam a crescer buscar esse desenvolvimento de forma ordenado, transformando grandes volumes de dados, que vão surgindo, em informações. O manuseio desse material ajuda na tomada de decisões de gestão e para isso funcionar são necessárias ferramentas de informática", analisa Matos, acrescentando que, para crescer, é preciso priorizar a comercialização do produto, o preço e o volume de vendas.

"Não pode mais haver decisões por impulso. O dono da empresa precisa medir seus atos. Daí, a importância da ajuda tecnológica", complementa.

Para o diretor da Fluxus Consultoria, Edson Amaro, já existem softwares, como o SAP Business One, por exemplo, que permite o acompanhamento de todos os processos da empresa pelo celular. "É um recurso fundamental no mercado competitivo de hoje em dia", destaca.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).