Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Rede social: quais são os erros das empresas?

Três principais desafios apontados são adoção pelos usuários, explicar papel das redes e exigências de tempo para suporte

Quando se trata de sistemas de rede social corporativa, o SharePoint, da Microsoft lidera o ranking, usado por 71% das empresas entrevistadas pela nossa pesquisa. O Sites, do Google (18%), e o Lotus, da IBM (15%), são as outras duas únicas plataformas com números significativos. Outras opções centradas em nuvem, como Jive, Liferay e Teligent têm apenas uma fatia de um digito. 

A função mais usada nas redes sociais corporativas é o diretório online com perfis estilo Facebook (22% relataram uso intenso), seguido por wikis de equipe ou da empresa (13% usam intensamente), fóruns de discussão da empresa (7%) e blogs internos (5%). 

Os três principais desafios mais citados em nossa pesquisa foram: adoção pelos usuários, explicar o papel das redes sociais e as exigências de tempo para suporte.  Conforme a TI progride com rede social, essas quatro questões oferecem uma avaliação rápida e honesta sobre o esforço. 

Você oferece conexão única? Os usuários querem se conectar uma única vez em todos os sistemas, isso inclui a rede social. Dois terços das empresas em nossa pesquisa passaram nesse teste. É um ótimo ponto inicial para tornar o sistema rede social utilizável. 

Já as próximas três questões são mais complicadas. 

O sistema é integrado com e-mail? O correio eletrônico ainda é o principal meio de comunicação em quase todas as empresas, então, por que mais de 1/3 dos nossos entrevistados (39%) não oferece nenhum tipo de integração entre e-mail e rede social interna? Adicionar funções de alertas e notificações por e-mail seria um grande passo a favor do crescimento da adoção das redes sociais corporativas. 

E e-mail é apenas o começo - em breve, funcionários exigirão funções de bate-papo, como já possuem no Facebook. Sabemos que talvez você não tenha orçamento suficiente para criar ou comprar um plug-in direto que funcione com o Outlook, mas, pelo menos, permita que seus funcionários enviem e recebam e-mails dentro do aplicativo social. Menos de um quarto das empresas permitem. 

Terceira questão: Você sabe o que as pessoas fazem em seu aplicativo de rede social? Apenas 7% das empresas fazem rastreamento detalhado e analisam as atividades dos usuários e nível de participação. Embora 30% tenham controle do básico, como número de visitas por página, 63% não faz qualquer tipo de rastreamento. 

O monitoramento detalhado permite que as empresas entendam o nível de participação, identifiquem ferramentas inúteis e desenvolvam estratégias para aumentar o uso. O crescimento viral é um mito; é necessário planejamento para expandir o uso. 

Se você pontuou bem nessas três questões, considere a quarta e última questão uma avaliação de seu compromisso com as redes sociais: você está preparado para se conectar com o resto do mundo? 

Metade das empresas que entrevistamos permite que o conteúdo deixe a rede social interna - uma porcentagem surpreendentemente alta se considerarmos que muitas empresas não querem que informações sejam publicadas em sites externos. 

Dito isso, o fato de apenas 48% das empresas permitirem que seus funcionários levem conteúdo para o sistema interno é desconcertante. Nessas empresas que não permitem que seus funcionários importem conteúdo de sites externos, presume-se que os usuários irão copiar-e-colar qualquer coisa interessante que encontrarem online. Ao invés disso, eles poderiam ter algo simples como um botão, bem ali, na barra de ferramentas do navegador, para que, com apenas um clique, a pessoa possa compartilhar um link com um site social interno. Ou poderiam integrar feeds RSS de chegada, para que o conteúdo chegue automaticamente no sistema interno. Tudo possível e barato. 

A mesma coisa pode ser dita para a sincronização de informações de contatos entre sistemas internos e externos. Muitas empresas aceitam LinkedIn e outros sites de redes profissionais como ferramentas de negócio válidas. No entanto, apenas um terço realmente oferece ferramentas que ajudam os usuários a sincronizar informações de contato e perfil entre sistemas internos e externos. 

Todas essas questões apontam para os próximos passos que a TI deve dar ou, pelo menos, as conversas que devem iniciar para avançar no uso de rede social na empresa. Ao implantar essas funções, as empresas podem imitar o nível de conectividade e interação que os usuários alcançam usando o Facebook e o LinkedIn, conseguindo uma experiência melhor em rede social e aumentando os índices de adoção.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).