Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Equipe satisfeita: segredo para o sucesso de um negócio

Bem-estar dos colaboradores tem importância fundamental para a produtividade de uma empresa

 

A gestão de Recursos Humanos dentro de uma empresa nem sempre recebe a atenção que lhe é devida. Mas, quem peca nesse setor talvez não saiba que ele é o ponto chave para o sucesso de qualquer negócio. Investir no bem-estar dos colaboradores é um importante caminho para melhorar a produtividade, através da valorização individual do profissional e o conseqüente fortalecimento da equipe.

Em um lugar agradável tudo funciona melhor. Portanto, esse deve ser o ponto de partida da empresa nas ações voltadas para os funcionários. "É fundamental para a saúde dos colaboradores a convivência em um bom ambiente de trabalho, seja ele físico ou gerencial", afirma Cristiano Lacerda, da Torres Associados, empresa de consultoria especializada em benefícios e gestão empresarial. O consultor acrescenta: "Essa cultura valoriza o bem-estar ciente, no qual se encontra o real potencial da produtividade".

O consultor entrevistado pelo Portal Administradores lembra ainda que o investimento na qualidade do local de trabalho pode significar redução significante de algumas despesas adicionais, como acréscimos nos planos de saúde. "Ambientes físicos insalubres, por exemplo, geram desmotivação nas pessoas, agravando riscos de acidentes e custos para a empresa", afirma Lacerda.

É importante lembrar que quando se trata de ambiente de trabalho, as condições físicas não são o único fator a ser levado em conta. "Destacamos não só a integridade física dos colaboradores, mas também a boa saúde mental. Essa última, mais subjetiva, tem como ponto de partida a percepção dos gestores da empresa sobre o impacto que eles geram na vida pessoal e profissional de suas equipes", afirma o consultor.

 

Papel do RH

Diante dessa perspectiva, cresce a importância do profissional de Recursos Humanos. "O RH terá exposição cada vez maior nas empresas e precisará estar preparado para conduzir em sintonia essa orquestra", garante Cristiano Lacerda. Mas o consultor lembra que é preciso um planejamento cuidadoso das ações do RH, para que as ações implementadas sejam realmente eficientes. Ele sugere que algumas atividades sejam terceirizadas e lembra que, nesse caso, o profissional de Recursos Humanos precisará saber identificar os melhores especialistas em cada área. "Gestão de plano de saúde e benefícios como um todo, gestão de refeitório, gestão de transporte, são exemplos de atividades que devem ter suas administrações terceirizadas".

 


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).