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Longevidade e outsourcing

A agilidade operacional relaciona-se às empresas altamente adaptáveis as mudanças - inclusive em situações de crise.

A longevidade das empresas está relacionada à aplicação efetiva de fundamentos da administração moderna nos negócios. Tais fundamentos envolvem questões operacionais, recursos humanos e boas práticas de gestão. E a terceirização se encaixa nesse plano como decisiva parceira para se chegar lá.

A agilidade operacional relaciona-se às empresas altamente adaptáveis as mudanças - inclusive em situações de crise. O item recursos humanos está ligado a lideranças capazes de estimular colaboradores em prol da organização, além de aplicar políticas justas na área. Já com referência às práticas de gestão, a empresa as adota transformando objetivos em planos de ação e avaliando permanentemente os resultados.

Dentro desse quadro, a terceirização de processos de negócios (do conceito em inglês BPO - Business Process Outsourcing), que abrange os serviços administrativos, contábeis, fiscais, financeiros e relativos à gestão de pessoas, ocupa espaço destacado. São práticas que sempre consumiram tempo e esforço das organizações para mantê-las funcionando com eficiência, embora não se tratassem de atividades-fins - ou aquelas prioritárias voltadas diretamente aos negócios centrais das empresas.

Porém, na administração moderna, cada vez mais empresas passaram a entregar essas atividades-meios às firmas especializadas no assunto. A sua implementação, no entanto, requer oportunas considerações. A prática de outsourcing tem premissas básicas para sua boa realização. A mais importante delas é dar sentido de parceria entre o contratante e o contratado da tarefa. No fundo, a flexibilidade é a chave do sucesso da prática.

Por vezes, compromissos rígidos acabam cegando mudanças imprescindíveis ao longo de um acordo - e do jeito que as transformações acontecem de maneira rápida na economia de hoje, não há como deixar de contar com esse aspecto. Isso também não quer dizer que impactos futuros possíveis não sejam calculados e previstos antecipadamente. As empresas que oferecem serviços de outsourcing têm metodologias de sucesso para presumir o bom andamento dos trabalhos.

Para as organizações, clareza na administração é fundamental para a contratação dos serviços de outsourcing. Além disso, custo e eficiência devem encontrar-se perfeitamente nesses casos.

A realidade é que planos de outsourcing já fazem parte do dia-a-dia das empresas que adotam os fundamentos da administração moderna. Organizações dispostas a crescer e conquistar mercado ¿ mesmo que ela não adote a prática a curto prazo ¿ já perceberam a necessidade desse alinhamento com terceiros.

Agilidade operacional, recursos humanos bem administrados e boas práticas de gestão são peças fundamentais do incremento empresarial. Mas sozinho para conduzir tudo isso dentro de uma empresa nessa nossa dinâmica economia a tarefa torna-se muito mais árdua.

* Vagner Jaime Rodrigues é sócio da Trevisan Outsourcing, especialista em controladoria, gestão empresarial, gestão de outsourcing e professor da Trevisan Escola de Negócios.


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