Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Principais empregadoras, MPEs criaram quase 61% das vagas em setembro

Responsáveis por 60,8% das 252.617 vagas com carteira assinada criadas em setembro, as micro e pequenas empresas mantiveram o primeiro lugar na lista das maiores empregadoras do País.

Fonte: InfoMoney
Tags: empregos

 Karin Sato

Responsáveis por 60,8% das 252.617 vagas com carteira assinada criadas em setembro, as micro e pequenas empresas mantiveram o primeiro lugar na lista das maiores empregadoras do País.

O dado foi extraído pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional a partir do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado na última quarta-feira (14) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Conforme mostrou a pesquisa, a maioria das vagas (52,4% do total) foi gerada por empresas que empregam até quatro trabalhadores, 0,6% por aquelas com número de cinco a 19 funcionários e 7,7% nas que contam com um número entre 20 e 99 colaboradores. Já as médias e as grandes responderam por 11,6% e 27,6% do total, nesta ordem.

Setores que contrataram

De acordo com o analista da área de pesquisa do Sebrae Nacional, Emanuel Malta Falcão Caloête, a indústria de transformação foi responsável por 48,8% do total de novos postos gerados.

"O movimento foi fortemente influenciado pelas novas contratações nas grandes empresas do setor, que, sozinhas, contrataram 27% do novo efetivo de trabalhadores formais. Esse movimento, capturado em outros estudos realizados pelo Sebrae Nacional, fez com que o setor ultrapassasse o comércio no efetivo total de trabalhadores ocupados", explicou.

As microempresas com até quatro trabalhadores geraram novos postos em todos os setores da economia, ao passo que as que empregam entre cinco e 19 trabalhadores extinguiram postos no comércio e na agricultura, único setor em que foram registradas demissões líquidas.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).