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Advogados perdem prestígio ao ignorar redes sociais, aponta especialista em marketing jurídico

Comunicação excessivamente técnica pode afastar clientes e igualar profissionais experientes e iniciantes digitais

No Brasil, um país com cerca de 181 milhões de usuários ativos de internet (86,6 % da população), e a maior densidade de advogados do mundo (1,3 milhão, segundo a OAB), a presença digital tornou-se essencial para a valorização profissional. Em 2024, 80 % dos escritórios utilizam redes sociais para captar clientes, e 84 % afirmam obter leads de forma orgânica nesses canais.

Para Bruna Espairane, especialista em estratégia e marketing jurídico e diretora-executiva da Espairane Marketing, esse cenário exige que o advogado saiba se comunicar de forma simples e clara. "A linguagem acessível gera conexão; o excesso de tecnicismo afasta o cliente", explica.

Bruna alerta que muitos advogados experientes mantêm uma comunicação engessada e repleta de jargões jurídicos, o que dificulta a conexão com o público. Isso permite que profissionais menos experientes, mas com boa comunicação digital, ganhem espaço e prestígio nas redes.

"Quando o advogado não valoriza o posicionamento digital, ele deixa sua reputação à deriva, enquanto outros, com menos bagagem, ocupam esse espaço", afirma.

Os advogados podem ser influencers?

Casos como o do influenciador jurídico "Dr. Fran", que fez das redes sociais seu maior meio de captação de audiência, mostram o quanto a linguagem digital pode transformar a advocacia tradicional.

Para Bruna, a linguagem digital pode transformar a imagem pública de um profissional a ponto de mudar a carreira destes advogados e criar autoridade jurídica que não se perde quando há comunicação acessível — ao contrário, esta percepção é reforçada.

"O propósito das redes sociais engajadas é ajudar advogados que fazem da advocacia uma vocação a se destacarem em meio a tantos diplomas iguais. Claro que há profissionais que migram totalmente a ponto de se dedicarem apenas aos conteúdos, mas esses são casos extremos", conclui.

Bruna Daelen Espairane

Estrategista de posicionamento jurídico. Palestrante nos maiores congressos do país. A mente por trás das marcas mais influentes da nova advocacia.

Fundadora da Espairane Marketing, já ajudou mais de 5 mil advogados a se tornarem autoridade em suas áreas, com estratégias focadas em reputação, visibilidade e resultados — sempre dentro da ética da OAB e fora dos limites criativos do mercado.


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