O sistema financeiro brasileiro é amplo e diversificado, atingindo grande parte da população. Essa “bancarização” veio como benefício ao país, levando facilidades na hora de cadastrar ou localizar clientes, realizar pagamentos, e transacionar operações, como o caso do Pix, Open Finance e outras ferramentas de potencialização dos bancos e serviços financeiros para o país.
No entanto, com os benefícios, os malefícios também aparecem quando falamos de fraude, como por exemplo as “contas laranjas”, as mais recorrentes infrações para o mercado. De acordo com um levantamento feito pelo Banco Central do Brasil, no ano passado, cerca de R$2,5 bilhões foram contabilizados como prejuízo para o sistema financeiro, advindos de fraudes.
Para evitar fraudes e problemas contábeis, é necessário fornecer às instituições financeiras e empresas uma ferramenta eficiente e precisa para identificar contas laranjas em sua base de clientes e prever o risco de fraude em suas operações.
Software de identificação de contas laranjas
Em linha com o tema, a C&M Software desenvolveu um módulo chamado “Orange Finder” que permite ao usuário, seja ele um banco, uma financeira, corretora de valores, cooperativa de crédito, entre outros, submeter sua base de clientes para uma análise e assim, gerar scores de risco e receber a base atualizada com os scores. Essa nova funcionalidade é um módulo Rocket, software de controle de base de clientes e análise de crédito.
Em fase de pré-lançamento, a C&M Software disponibilizará aos já clientes do Rocket um trial de 10 mil análises transacionais para identificação de clientes indesejados em suas bases.
Com o uso do módulo, as instituições financeiras e empresas poderão tomar decisões informadas e minimizar o risco de fraude em suas operações, garantindo a segurança e a confiabilidade das transações financeiras realizadas por essas organizações.
Segundo Wellington Silva, Head de Produtos na C&M Software, duas funcionalidades abarcam o módulo Contas Laranja. “A primeira é dar a possibilidade aos usuários de enviar sua base para análise de riscos, com o objetivo de encontrar potenciais contas laranjas, retornando a este um scores para avaliação. A segunda é funcionar como um agregador do sistema Rocket para ser utilizado em fluxos de onboarding. Ambas as funcionalidades irão consultar diversas fontes para fornecer uma análise precisa e abrangente do risco associado a cada cliente”, afirma.
Processos de atuação do Orange Finder
O processo de identificação de contas laranjas começa no onboarding, realização do processo inicial de captação de novos clientes ou de atualização de clientes ativos da instituição financeira, para obtenção de novos produtos ou serviços de forma digital.
Além disso, a análise de score de risco, uma metodologia usada pelas instituições financeiras e empresas para avaliar o risco de uma transação ou abertura de conta também se faz necessária. Ela é calculada com base em uma série de fatores, como informações demográficas, histórico financeiro e outros dados relevantes.
Por fim, temos o destino do DICT, sigla para Diretório de Identificadores de Contas Transacionais, que é uma base de dados gerida e operada pelo Banco Central do Brasil. Ele armazena informações dos usuários recebedores e das respectivas contas transacionais, permitindo a iniciação do pagamento de forma prática e com mitigação de risco de fraudes.
“Todo o processo de checagem consiste em quatro partes; implantação, onde é configurado todo o recebimento da base de dados do cliente; recebimento de dados, etapa que compreende no upload da base de dados e análise de layout para reconhecimento das informações; processamento de dados, que leva a total verificação em diversas fontes; e envio de dados, última fase que apresenta o score das contas analisadas”, finaliza Silva.
O lançamento do Rocket Orange Finder ocorrerá na segunda quinzena de agosto de 2023.
Para ativar essa oferta exclusiva e começar a utilizar o Rocket Orange Finder, basta entrar em contato com a equipe comercial da C&M Software pelo e-mail [email protected].
Sobre a C&M Software
A C&M Software tem fornecido tecnologia e serviços de inteligência de negócios para uma variada gama de indústrias desde 1999. Atua no desenvolvimento de softwares de alto desempenho e disponibilidade, fornecendo serviços de TI para instituições em praticamente todos os segmentos. Com o objetivo principal de automatizar processos manuais associados à segurança, fraudes, crédito e cobrança, gestão de fluxo de caixa e meios de pagamentos. Foi a primeira empresa a ser autorizada pelo Banco Central a ser uma provedora de serviços de tecnologia da informação no âmbito do SPB em 2002, e é a líder na prestação deste tipo de serviço desde então.