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Conheça os tipos de dress code, como determinar na sua empresa e qual a importância no mundo corporativo

Saiba como o tipo de vestimenta impacta diretamente na imagem de seu negócio

Fonte: A Autora

O termo em inglês significa “código de vestimenta”. Ele é utilizado para orientar as pessoas sobre como se vestir da maneira mais adequada para determinada ocasião. Isto é, tenta organizar e padronizar o visual dos indivíduos em um local, seja um evento, uma empresa ou uma loja.

Além disso, o dress code também contribui com a visão de imagem que a empresa transmite ao público externo, visto que é uma forma de transmitir a seriedade e os valores que a empresa defende. Por exemplo, uma clínica de saúde onde os profissionais se vestem com roupas casuais pode ocasionar uma impressão negativa nos pacientes e, como consequência, não passará a credibilidade necessária para esse trabalho.

A tendência do código de vestimenta facilita o processo de escolha da roupa para ir trabalhar, uma vez que estabelece um padrão a ser seguido. Mas, para ser uma estratégia eficaz, é necessário que o setor responsável por pensar as características do dress code alinhe as peças de acordo com os funcionários. Isso porque é importante reconhecer que cada pessoa tem seu estilo e personalidade, e, caso isso seja desrespeitado e alguns profissionais se sintam desconfortáveis, é necessário avaliar para realizar modificações que os deixem satisfeitos.

Também é essencial se atentar à funcionalidade da roupa determinada: se não estiver de acordo com as funções do funcionário, pode ocasionar sérios problemas e até mesmo acidentes. Por exemplo, se uma empresa tem mulheres que trabalham em pé na maior parte do período, colocar um sapato de salto alto para elas exercerem suas tarefas certamente dificulta a realização de suas atividades, além de expô-las ao risco de se acidentar no ambiente de trabalho.

Se bem pensado, o dress code é uma ótima alternativa, que traz muitas vantagens a sua empresa. Confira algumas delas:

  • Maior credibilidade e seriedade no negócio

  • Senso de organização, visto que os profissionais são facilmente identificados

  • Transmite maior profissionalismo, confiança e autoridade

  • Consolida a imagem da empresa

Ele também tem diversas variações. Veja:

  • Formal

O mais conhecido, o código de vestimenta formal é bem característico, devido a sua imagem de seriedade e autoconfiança. Ternos, gravatas e roupas mais fechadas em geral compõem essa estética, além de peças neutras e sólidas.

  • Criativo

Dress code característico de empregos mais “abertos”, nos quais os trabalhadores têm mais liberdade para se expressar dentro de suas vestimentas no trabalho. Muito utilizado em empresas de moda, tecnologia, publicidade e lojas de maquiagem, o visual criativo é um dos queridinhos entre os funcionários, uma vez que explora bastante a autenticidade e a personalidade de cada um.

Para acompanhar essa perspectiva mais descontraída, é interessante apostar em calçados que sigam essa linha: o tênis masculino, por exemplo, encaixa-se perfeitamente em um contexto mais divertido e criativo, principalmente considerando a diversidade de modelos que você pode escolher.

  • Esportivo

O código de vestimenta esportivo é visto, geralmente, em empresas relacionadas à prática de atividade física, como academias e lojas de material esportivo. Roupas justas, de malha, lycra e tactel são características desse dress code.

Esperamos que nossas dicas sobre o código de vestimenta te ajudem a decidir qual visual é o melhor para seu negócio!


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