Você está em:
Postado há . Atualizado há

Onde investir meu dinheiro? Conheça os principais tipos de investimentos

Deseja organizar a sua vida financeira e está se perguntando “onde investir meu dinheiro’?

Fonte: A Autora

Deseja organizar a sua vida financeira e está se perguntando “onde investir meu dinheiro’? Afinal, gerar novas receitas é fundamental para melhorar a qualidade de vida, assim como evitar gastos desnecessários e dívidas.

A partir dos avanços tecnológicos é possível aprender de maneira mais rápida sobre educação financeira, planejamento financeiro e investimentos. Com isso, você aprende sobre o preço do bitcoin, fundos imobiliários, renda fixa e muito mais.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir para que você possa tirar todas as suas dúvidas e responder para você, de uma vez por todas, onde investir meu dinheiro.

Continue acompanhando e boa leitura!

Onde investir meu dinheiro: o que são os fundos de investimento

Para saber onde investir seu dinheiro é fundamental entender o que são os conhecidos fundos de investimento. De modo geral, são aplicações financeiras capazes de gerar uma renda passiva aos investidores.

Ou seja, uma maneira de juntar dinheiro e ainda rentabilizar em cima do montante aplicado. A renda passiva é aquela capaz de gerar ganhos a necessidade de esforço físico, diferente da renda ativa, como a remuneração de trabalho.

Vale destacar que existem fundos com menor risco, aqueles que oferecem uma menor rentabilidade mas de maneira mais segura, ideal perfis conservadores de investidor.

Assim como existem fundos de alto risco, que apesar de buscarem e apresentarem altos rendimentos podem também proporcionar grandes perdas. Por isso, é fundamental que cada investidor tenha noção de seus objetivos e necessidades.

Como funcionam os fundos de investimento?

Agora que você já sabe que os fundos de investimentos são maneiras de acumular e gerar renda passiva, vamos conhecer seu funcionamento básico. Vale ressaltar que existem diferentes tipos de fundos, com regras, taxas, custos e limites distintos.

De modo geral, os fundos de investimento funcionam a partir de uma composição de carteira, cotas, custos de administração, tributação e performance. Com isso, todos esses elementos precisam ser analisados ao entender onde investir seu dinheiro.

Para colocar os fundos em prática, são necessários dois fatores determinantes: o administrador do fundo e o gestor do fundo. O administrador é o que criou o fundo e ajuda na manutenção do mesmo, aprovando regulamento e definindo objetivos.

Já o gestor é o responsável por tomar decisões com base nas determinações do administrador, ou seja, age diretamente no sucesso ou não do fundo de investimento. Esses fundos podem ser divididos em fundos cambiais, de renda fixa, imobiliários e muitos outros.

Conheça os fundos de investimentos e saiba onde investir o meu dinheiro

Vamos começar a conhecer na prática a resposta à pergunta “onde investir meu dinheiro”, conheça os principais fundos de investimentos. Para isso, entenda as vantagens e desvantagens de cada um, assim como suas características principais.

Fundos de ações

Os fundos de investimentos de ações, são possivelmente um dos mais conhecidos e atuam diretamente na bolsa de valores. Por conta disso, se caracterizam como aplicações de maiores riscos, ideais para investidores mais agressivos e experientes.

Além disso, por se tratar de ações e de valorização de empresas e marcas, esse tipo de fundo geralmente é para aqueles que desejam retorno a longo prazo. Principalmente para fugir das oscilações das ações durante dias e meses.

Fundos de câmbio e de ouro

De modo geral, são os investimentos referentes a aplicações em moedas, seja euro, dólar e até mesmo ouro. Nesse sentido, esse tipo de investimento é bastante característico e utilizado como dinheiro base.

O grande risco é o investimento em moedas estrangeiras que sofrem grandes oscilações e depreciações. Os investimentos mais comuns nesse modelo são em dólar americano e ouro.

Fundos Imobiliários

Se você deseja investir seu dinheiro em um setor bastante conhecido mas não possui grande aporte financeiro, os fundos imobiliários são ótimas opções. Afinal, ele se baseia na divisão de cotas, as quais cada cotista recebe a valorização individual.

A partir do capital investido, a gestora do fundo pode realizar construção de imóveis, investimentos, como compra de terrenos e outras negociações. Tudo que for lucrado será repartido de acordo com a quantidade de cotas adquiridas.

Onde investir meu dinheiro no fundos de Renda Fixa?

Certamente os fundos de renda fixa são os mais indicados para os investidores que desejam um baixo risco e garantir uma rentabilidade justa com o passar dos meses. Dentro dos fundos de renda fixa, os fundos DI são os mais procurados.

Esse tipo de fundo costuma estar atrelado à rentabilidade da CDI e investir em títulos públicos, por isso possuem menor risco. Além disso, existem também dentro da renda fixa fundos como o crédito privado e debêntures.

Previdência Privada

Investir seu dinheiro para garantir melhor condição de vida durante a aposentadoria tende a ser o foco de muitas pessoas. Por isso, aplicar em previdência privada é uma maneira de não ficar refém apenas do pagamento do INSS do governo.

Geralmente utilizado para aplicações de longo prazo, a previdência privada pode ser dividida em PGBL e VGBL. No qual a primeira oferece deduções de até 12% na declaração completa do Imposto de Renda.

Por outro lado, indica-se as aplicações em VGBL para a declaração simplificada, sem grandes despesas, deduções ou dependentes. O ponto principal da previdência privada é que quanto mais cedo iniciar o investimento melhores os ganhos.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível responder ao questionamento “onde investir meu dinheiro”.

Com isso, fica claro que é preciso entender as necessidades de curto e longo prazo, assim como características de cada fundo. Além disso, a importância da organização e educação financeira para todos os brasileiros.

A partir disso é possível entender qual o melhor investimento para o seu perfil, analisando riscos, liquidez e taxas de administração e de retirada. De modo geral, fundos de ações, imobiliários, renda fixa e previdência privada são ótimos investimentos.

Cada um oferece um tempo de resgate, um nível de risco e diversificar esses fundos é fundamental para se precaver de oscilações normais desse ambiente. Agora que você já sabe onde investir seu dinheiro, que tal juntar dinheiro para realizar um sonho?


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).