Você está em:
Postado há . Atualizado há

Administrador(a) e a inteligência artificial

“O mundo atual exige uma postura do(a) ADMINISTRADOR(A) mais antenada com a Inteligência Artificial, mas se faz necessário melhor capacitação e qualificação desse(a) profissional.”

Fonte: O AutorLink:

“O mundo atual exige uma postura do(a) ADMINISTRADOR(A) mais antenada com a Inteligência Artificial, mas se faz necessário melhor capacitação e qualificação desse(a) profissional.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

O mundo atual afetado por uma Economia em declínio, Recessão Econômica, Taxa de Juros e Inflação elevadas, Desemprego, Inadimplência, Pobreza, Fome, Insuficiência Alimentar, agregado aos conflitos bélicos que tende a se agravar, e a evolução exponencial da inovações tecnológicas derivadas da Inteligência Artificial, tais fatores exigem desse profissional (administrador) maior e melhor performance, know how, expertise, e uma simbiose com os avanços da tecnologia.

Nos dias de hoje, essa profissão precisa entender que eu precisa de melhor habilidade, competência, eixo prático, conhecimento de outro idiomas e principalmente manter uma simbiose com a evolução da Inteligência Artificial, pois tais inobservâncias poderão ameaçar o mister e labor dessa profissão.

É fato incontestável que os demais valores e princípios que perfazem a personalidade desse profissional positivam a excelência do seu mister, mas reconhecemos que a formação profissional e cultural desse profissional foi alijada por um sistema jurássico.

É lamentável que ainda hoje, temos gestores educacionais e professores que não acompanham tais necessidades e fatalmente afetam a performance desses formandos.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

O MERCADO LABORAL exige do administrador uma seletividade inigualável diante da formação profissional das disciplinas ministradas na sua graduação, tais como habilidades e competências, precisando agregar a necessidade de eixo prático, conhecimento de outros idiomas e principalmente uma simbiose qualitativa com a Inteligência Artificial.

As empresas precisam de redução de custos e despesas, e estão investindo seriamente em nanotecnologia, robotização, automação, e precisa de profissionais que convivam com a inteligência artificial, e precisam conhecer outros idiomas.

Saber elaborar e acompanhar um PDCA, inserindo uma análise SWOT para identificar os pontos fracos e fortes em seguida implementar as devida melhorias, mantendo uma transparência e controle internos de sua gestão, podendo a seguir sistematizar toda a empresa a fim de ter maior eficiência dos resultados.

Saber elaborar um controle de ativos e passivos, e manter uma constante avaliação de compras e vendas, sem esquecer os estoques, pois nele se encontram produtos de rápida, média e lenta rotatividade.

No tocante a Produtividade é saudável que tenha avaliação dos Custos de Produção, considerando seus custos fixos, variáveis, diretos e indiretos, depreciação, mão de obra e obrigações trabalhistas e previdenciárias, tempo, e depreciação de equipamentos.

Mas diante das adversidades é fundamental que tenha um planejamento para tratar a aquisição de tecnologias que possam dar maior celeridade, qualidade, e redução de custos junto ao produto industrializado.

Devendo sempre avaliar todas as ações e atitudes que possam interferir na excelência da gestão inclusive observando as obrigações sociais, ambientais, fiscais, trabalhistas e previdenciárias, e sempre tendo em mão as CND’s (Certidão Negativa de Débitos) que comprovem a regularidade jurídico fiscal da entidade.

Avaliar periodicamente os resultados da empresa e sempre manter controle dos custos e despesas em comparação com as vendas liquida, para equacionar os resultados alcançados diante das adversidades econômicas existentes.

Sempre observar no mercado os novos produtos e equipamentos que possam reduzir custos e despesas do operacional de sua entidade, participando de feiras, seminários e mercados no exterior.

CONTABILIDADE

A contabilidade por sua importância a nível de controle do patrimônio, entender do SPED-Fiscal, E-Social, SPED-Contábil e demais obrigações digitais a nível federal, estadual e municipal, e o administrador deve obrigatoriamente solicitar do responsável ela contabilidade, além dos Demonstrativos Contábeis e Financeiros, um Relatório Analítico dos demonstrativos mensais produzidos, inclusive com um histórico que comprovem a regularidade e atualização de tais obrigações.

O administrador deve priorizar a transparência da gestão refletido na contabilidade inclusive manter comparação com o seu Planejamento Estratégico, pois o nível de adversidade no momento em que a Economia está Recessiva, qualquer RISCO deve ser avaliado imediatamente.

Quanto a qualquer sistema de controle, devemos entender que quão mais sistematizado melhor, pois o nível de enganos, erros, ou inconsistência ficam menores, e o RISCO também

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Qualquer que seja a administração (Pública ou Privada), a utilização da inteligência artificial, deve participar de toda a gestão, inclusive gerando relatórios avaliativos que possam ser analisados e adotados ações e atitudes consequentes e necessárias.

Vejam vem, sabemos que a Inteligência Artificial se compões prioritariamente de:

a) Algoritmo

b) Lógica FUZZY;

c) Machine Learning

d) Deep Learning

e) Rede Neural;

f) Data Mining

g) Informações e Dados in the Cloud.

Conhecer a rede de pesquisa, e que deve saber falar, escrever, e entender o idioma:

a) Inglês (Google)

b) Mandarim (Baidu)

c) Russo (Yandex)

Hoje, se faz necessário o entendimento do CHATGPT e demais Inteligências Artificiais, HUA e BAGUALU ambas chinesas, pois o cenário nebuloso e imprevisível é melhor que tenhamos animosidade com a Nova Ordem em Transformação, conforme cita Ray Dálio em seus livro PRINCÍPIOS e a A NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO.

Manter-se bem informado sobre os fatos e acontecimentos que passam no mundo atual é uma maneira de observarmos e traçar um cenário promissor, ou mesmo um plano B ou C, em caso de necessidade, pois a cada dia fica difícil administrar as adversidades.

ECONOMIA

A economia está em ebulição negativa, gerando uma recessão, fazendo com as empresas busquem a minimização dos custos e despesas, podendo elevar o índice de desemprego, em caso de demissão em massa, pois as taxas de juros e inflação elevadas, exigem uma postura atípica dos administradores.

É fato incontestável que diante desses obstáculos, todo o segmento econômico, primário, secundário e terciário podem sentir tais consequências e em caso de necessidade o administrador deve adotar ações e atitudes corretivas ou mesmo adotar alternativas que possam revitalizar a sustentabilidade e continuidade de sua atividade econômica.

Mas sabemos que não está nada fácil e qualquer ação e atitude adotada deve pôr em RISCO a atividade econômica da entidade, diante desse cenário nebuloso, devemos ter cuidado na adoção de medidas que possam afetar ou mesmo influenciar o continuísmo e sustentabilidade da atividade econômica da entidade, pois em tempos de economia globalizada qualquer ação ou mesmo omissão deve ser avaliada previamente.

Devemos observar que muitas grandes empresas estão demitindo em massa para tentar se adequar a atual situação, mas devemos entender que qualquer redução de custos e despesas afeta direta e indiretamente os resultados positivos da entidade.

CONCLUSÃO

A atividade laboral de administrador na gestão de entidade (pública ou privada) deve ser afetada por diversos fatores, mas o uso da inteligência artificial precisa ser atendida em toda sua plenitude, sob pena do fator RISCO acontecer.

A responsabilidade desse profissional exige uma atualização de conhecimento e principalmente ação que possa agregar as inovações tecnológicas para buscar sua adequação junto ao mercado, pois o mercado, qualquer que seja, sempre poderá avaliar a empresa pela utilização dessas inovações.

É preocupante o administrador que não tenha essa visão e mesmo que a tenha nada faz para se ajustar, pois o tempo urge e poderá alijar em algum momento a sua gestão, fazendo com que ele se sinta no mínimo constrangido pelo fato de não ter adotado ação e atitude que possibilitasse uma situação mais satisfatória da entidade.

Devemos ainda observar que o mercado é seletivo e pode em qualquer momento optar por produto, serviço e empresa que melhor se apresente no mercado, mesmo que tenha baixa precificação, pois a qualidade de produtos e serviços deve sempre buscar a melhor performance de atendimento ao mercado consumidor.

Portanto, o administrador sempre estará sendo avaliado por suas ações e atitudes, até mesmo a sua omissão, pois o mundo atual não perdoa aqueles que não adotou as atividades em seu devido tempo.

Diante desses escritos devemos entender que a capacitação e qualificação do administrador deve nortear suas ações, e aconselhamos observar o fator tempo, pois ele é qualificador.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e genial LEVY DA COSTA.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).