Você está em:
Postado há . Atualizado há

PERSE: como uma lei vem transformando o setor de eventos no país

Doreni Caramori Júnior é empresário e presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE

Fonte: 0 autor

Entre os dias 20 e 22 de março estaremos mais uma vez em Brasília para uma nova missão promovida pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE em conjunto com outras entidades que fazem parte do movimento “Vamos com Eventos e Turismo”. Na oportunidade, vamos celebrar o primeiro ano de vigência e apresentar os resultados econômicos e sociais da Lei 14.148, que instituiu o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).

Criado a partir de um requerimento do deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE), grande parceiro do setor, o PERSE é o único programa do Governo Federal direcionado para um setor da economia criado durante a pandemia do coronavírus (covid-19) e que engloba um conjunto de cinco leis (14.046, 14.148, 14.161, 14.179 e 14.186). Abrangem cinco pontos importantes para o segmento: refinanciamento de dívidas, créditos para sobrevivência das empresas, desoneração fiscal, manutenção de empregos e condições de adiamento e cancelamento de atividades.

Agora é hora de prestar contas e de reforçar a necessidade de se manter as conquistas do programa. O PERSE foi o resultado direto da mobilização do setor e o engajamento de deputados e senadores que foram nossos parceiros nos momentos mais difíceis da crise imposta pela pandemia do coronavírus (covid-19). Como sempre defendemos, com apoio voltaríamos a movimentar rapidamente a economia, gerando empregos e receita em municípios de todo o país, muitos deles com o setor eventos como grande mola propulsora do desenvolvimento.

Com o suporte do PERSE, o segmento mostrou resiliência e se tornou o grande vetor da economia nacional no cenário pós-crise. Números do PIB aferido em 2022 recentemente e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que o ano terminou com alta de 2,9%, impulsionado principalmente pelo crescimento de 11.5% das atividades classificadas como “outros serviços”, que englobam aqueles prestados às famílias como o turismo, hospedagem, alimentação fora do lar e recreação, que fazem parte do hub do setor de eventos.

O Radar Econômico, levantamento realizado pela ABRAPE com base em dados do Ministério do Trabalho e Previdência, também confirmam o impacto positivo do segmento. No ano de 2022, o Brasil gerou 2.037.982 empregos formais. Desses, o hub setorial representou 14,36% . O consumo estimado no segmento foi de R$ 101,39 bilhões, 8% acima do ano anterior.

O PERSE vem transformando o setor de eventos no país, resultado do engajamento e da conscientização sobre como impactamos a economia. Agora é manter as conquistas e seguir em frente. Juntos somos mais fortes!

Doreni Caramori Júnior é empresário e presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).