Você está em:
Postado há . Atualizado há

2W Energia, comercializadora e geradora de energia renovável, vai oferecer serviços financeiros e de sustentabilidade e passa a se chamar 2W Ecobank

Novo posicionamento da empresa visa ampliar ainda mais as soluções para pequenas, médias e grandes empresas

Fonte: A Autora

Além de comercializar e gerar energia eólica em seus parques localizados nos estados do Ceará (em construção) e Rio Grande do Norte (operacional), a 2W Energia passa a se chamar 2W Ecobank e vai oferecer serviços financeiros e de sustentabilidade para seus clientes, englobando grandes, médias e pequenas empresas.

O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira, 09, em evento de lançamento da nova marca, no Jockey Club, em São Paulo. O evento contou com um painel que discutiu “O papel da sustentabilidade e finanças verdes na competitividade das empresas” e teve a participação do economista Ricardo Amorim, da Ex-CEO do Banco BMG e ex-sócia da MCKINSEY & COMPANY, Ana Karina Dias e do CEO da 2W, Claudio Ribeiro, com mediação do jornalista da CNN, Phelipe Siani. Após o painel, aconteceu um show de 100 drones no céu da capital paulista, que marcou o novo momento da 2W e apresentou a nova logomarca da companhia, seguido por um coquetel para executivos do setor elétrico e energético. Estavam presentes Rodrigo Ferreira, da Abraceel e Roseane Santos, da CCEE.

A 2W Ecobank é uma plataforma de negócios que oferece serviços de energia, sustentabilidade e financeiros de forma integrada. Para clientes que migraram para o mercado livre de energia com a 2W, será possível acompanhar consumo de energia, telemetria, pagar a fatura de energia pela plataforma, acompanhar economia em relação ao mercado cativo e também adquirir produtos relacionados à sustentabilidade, como totem de carregamento para veículo elétrico, jornada ESG, inventário de carbono, entre outros. Ainda dentro da mesma plataforma será possível ter acesso à conta digital em que transações financeiras estarão habilitadas como Pix, Ted, etc.

A 2W Ecobank tem a missão de democratizar o acesso à sustentabilidade. Com isso em mente, seus clientes não estão somente adquirindo vantagens financeiras como créditos e contas de energia mais baratas, eles estão contribuindo para a construção de um futuro melhor. Atualmente, o posicionamento das marcas no que tange a sustentabilidade e ESG é fundamental e a 2W Ecobank se torna um enabler, um facilitador para todos os segmentos.

Além de ampliar sua oferta para os públicos atendidos atualmente, a 2W adota uma estratégia de começar a se aproximar do público de microempresas e pessoas físicas por meio de produtos financeiros. Desta maneira, ela começa sua construção de marca para este público visando o longo prazo.

Alguns produtos estão sendo lançados:

Ecocash. Ao migrar para o mercado livre com a 2W Ecobank o cliente terá desconto na fatura de energia, se comparado ao mercado cativo. O ecocash é a antecipação de parte desse desconto a partir do mês seguinte à contratação.

Descarbonizando a Cadeia de Valor. Em conjunto com uma consultoria especializada em sustentabilidade, a 2W construiu um produto (chamado Descarboniza) voltado principalmente para as grandes empresas, em que olha para os indicadores e metas de sustentabilidade de seu cliente e identifica as oportunidades de melhoria nos indicadores mais relevantes, principalmente de sua cadeia de fornecedores (as chamadas emissões de escopo 3). Esse método foi construído principalmente com expertise da consultoria ambiental, do time de especialistas em sustentabilidade da 2W e o conhecimento de cada cliente e perfil.

Portal do Cliente. Plataforma digital que reúne todas as informações sobre a solução contratada pelos clientes da 2W Ecobank. É possível acessar os dados de consumo de energia – histórico e dados de pagamento, bem como uma área de data insights contendo gráficos com histórico e projeção de consumo, permitindo previsibilidade e maior gestão financeira. Uma área dedicada a divulgação de parcerias e produtos financeiros e de sustentabilidade (detalhados a seguir). Além disso, o Portal do Cliente é a central de relacionamento com o cliente, onde pode acompanhar o status de suas solicitações.

Banco digital. A 2W Ecobank aderiu ao modelo de Banking as a Service (BAAS) com um a grande player do setor bancário. Ou seja, toda operação de front-end (a interface da plataforma) é da 2W e o back-end (funcionamento do banco) é do parceiro. Chama-se Banking as a Service pois a operação do banco é realizada como um serviço para a 2W.

Calculadora de carbono. A 2W Ecobank tem diversas soluções relacionadas a carbono na plataforma voltada para empresas. Falando especificamente de cálculo de emissões, a 2W oferece o inventário de emissões através de um parceiro. O inventário de emissões é o primeiro passo para que o cliente entenda seu impacto e possa tomar ações para reduzir ou compensar suas emissões. Além disso, cada vez mais as grandes corporações estão comprometidas a reduzir suas emissões em toda cadeia de valor.

  • Descritivo detalhado dos produtos da 2W Ecobank:

A 2W Ecobank focará em 3 pilares: energia, sustentabilidade e finanças.

No pilar de energia a 2W continua focando na migração para o mercado livre de pequenas e médias empresas garantindo a democratização de acesso à energia renovável a todas as PMES no Brasil, através de uma rede comercial capilarizada e presente em todos os estados brasileiros, sem deixar de atuar em comercialização e geração, atividades que a antiga 2W já tem tradição.

  • Energia voltada à migração para o mercado livre. Com esse produto buscamos reduzir as burocracias de migração para o mercado livre de energia.
    • Fornecimento de energia renovável proveniente dos parques da Companhia com desconto quando comparado ao mercado cativo. Nesse produto existem duas opções de contratação:
      • preço fixo – nesse modelo de contratação o cliente terá previsibilidade no valor unitário da energia (R$/MWh), independente do preço de mercado e da tarifa e bandeira vigentes.
      • desconto garantido – nesse modelo de contratação o cliente terá sempre um percentual de desconto garantido sobre o preço do mercado cativo.
    • Investimentos e implantação de adequação na cabine de medição para migração para o mercado livre;
    • Trâmite de migração para o mercado livre perante a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica);
    • Gestão de consumidor no mercado livre - exigência para todos os consumidores do mercado livre;
    • Medição do consumo de energia elétrica em tempo real;
    • Flexibilidade de consumo (cliente não tem exposição aos preços de curto prazo – PLD – independente do consumo realizado);
    • Certificado Internacional de Energia Renovável (“I-REC”), que serve para comprovar que a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte de energia renovável, assinalando o compromisso do consumidor em diminuir o impacto ambiental gerado por fontes não renováveis de energia;
  • Energia voltada para a geração distribuída (GD) voltado e microempresas e pessoas físicas. Com esse produto buscamos reduzir as burocracias para adoção de energia renovável para aqueles que não podem ir para o mercado livre de energia.
  • Investimento e implantação de projetos de eficiência energética com intuito de reduzir o consumo de energia dos clientes
  • Carregador de veículo elétrico por assinatura, incluindo instalação, controle de carga e gestão de funcionamento remoto
  • Soluções personalizadas de medição de consumo de energia (setorizada, qualímetro)

No pilar de sustentabilidade, assim como no pilar de energia, a 2W acredita na desburocratização e democratização do acesso à sustentabilidade. O 2W Ecobank busca oferecer produtos que auxiliem a jornada de sustentabilidade dos clientes, do começo ao fim.

  • Treinamento e certificação em temas ESG desenvolvido em parceria com o Bureau Veritas (consultoria internacional com foco em sustentabilidade)
  • Inventário de emissões de gases de efeito estufa
  • Compra de créditos de carbono
  • Plataforma de gestão de emissão de gases de efeito estufa da cadeia de valor. A proposta desse produto é auxiliar clientes que já estão monitorando suas emissões (em sua maioria grandes corporações) e desejam acompanhar também as emissões de sua cadeia de valor (emissões de escopo 3). Através da plataforma, o cliente fará a gestão de documentos e evidências, realizará a comunicação com sua cadeia de valor e avaliará o risco ambiental aos quais essas empresas expõem o cliente. Do lado das empresas na cadeia de valor dos clientes, eles passarão por uma jornada de treinamento ESG e poderão encontrar soluções para redução de emissões
  • Consultoria de marketing e posicionamento de marca que irá avaliar a marca e a estratégia de comunicação existente do cliente e irá propor estratégia para comunicar, em consonância com a estratégia existente, o posicionamento sustentável da Companhia, propondo storytelling e ativações da comunicação sobre a sustentabilidade.

No pilar de finanças, o 2W Ecobank oferece um pacote de serviços financeiros gratuitos e opções de produtos voltados a empresas sustentáveis, que geralmente apresentam melhores condições de contratação (taxas, prazos). A companhia oferece aos seus clientes:

  • Conta digital gratuita com rendimento de 100% CDI (contas PF e PJ)
  • Pagamento de boletos (contas PF e PJ)
  • PIX gratuito (contas PF e PJ)
  • Gestão de cobrança contas (PJ)
  • Administração de operadores (contas PJ)
  • Inclusão de mais de um sócio (contas PJ)
  • Ecocash - antecipação de descontos da fatura de energia (contas PJ)
  • Linhas de crédito e financiamento (contas PF e PJ)


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).