Você está em:
Postado há . Atualizado há

Tecnologia e gestão de frotas: como tirar proveito dessa união?

A tecnologia pode trazer inúmeras ferramentas para os gestores de frotas, mas é preciso bastante atenção para tirar o máximo de proveito delas

Fonte: A Autora

A gestão de frotas sempre foi uma área bastante complexa para as empresas. Até mesmo quem estudou para atuar na área tem dificuldades para administrá-las. Isso acabou gerando, com o tempo, um sentimento de que essa área não era importante para os negócios, mas eles não poderiam estar mais errados.

Ter uma boa administração de frotas pode levar a empresa a economizar bastante tempo e dinheiro, focando esse capital em outras áreas. A gestão dessa área pode até mesmo trazer um diferencial sob a concorrência, pois, com a ascensão do e-commerce, o setor de entregas passou a ser essencial.

Porém lembra que ela era considerada algo complicado de lidar? Com a ascensão da tecnologia na rotina empresarial, a gestão de frotas acabou se tornando um setor mais fácil de administrar.

Isso porque diversas ferramentas foram fornecidas para os gestores de frotas, que facilitaram muito as suas vidas. Se ainda está com dúvidas se deve ou não aderir, vamos mostrar diversas funcionalidades da aplicação da tecnologia nos processos desta área, que irão fazer você mudar de ideia.

Organização de documentos

Diferentemente do que muitos pensam, a área de gestão de frotas não lida somente com a manutenção dos veículos. Apesar de importante, existem outros processos que precisam de cuidados. Entre eles, a organização de documentos.

Infelizmente, no Brasil, a quantidade de registros que é necessário emitir para a circulação de veículos é imensa. Porém, com investimento em tecnologia, é possível organizar esses documentos com mais facilidade, e até mesmo outros que são igualmente importantes, como é o caso do Pedido de proposta (RFP) para fornecedores.

Manutenção de frotas

Esse é um dos pontos mais importantes, pois é para ele que é dedicada a maior parte dos ativos da empresa, principalmente se for voltada exclusivamente para o transporte rodoviário de cargas.

Com o investimento na instalação de softwares de gestão, é possível identificar qual é o prazo-limite para realizar manutenções preventivas, antes que acidentes ocorram, gerando mais danos tanto para os motoristas quanto para as empresas. Afinal de contas, a manutenção corretiva acaba saindo bem mais cara.

Gestão de rotas

Esse é um ponto bem interessante. Antigamente, as rotas eram definidas somente pela rapidez que elas forneciam para o motorista. Hoje em dia, os softwares podem identificar uma rota mais sustentável para o veículo.

Estamos falando tanto de queima de combustível, que acaba ajudando o meio ambiente, quanto da economia de pneus, motores e outras peças que compõem o veículo.

Eficiência nos processos

Como já foi dito anteriormente, a tecnologia acaba trazendo mais rapidez e economia para os processos da empresa. Com a gestão de frotas, não é diferente. Através desse investimento em tecnologia, é possível identificar problemas antes que eles ocorram e preveni-los antes que acabem gerando atrasos nos processos.

Da mesma forma, é possível também visualizar oportunidades de negócios com mais precisão, aproveitá-los e disparar na frente da concorrência, com soluções melhores e, consequentemente, mais em conta.

Gestão de pessoas

Lembra que falamos sobre segurança dos motoristas e de rotas? Então, o investimento de tecnologias para a gestão de frotas acaba facilitando a vida do condutor, que precisa se preocupar bem menos com fatores externos, focando sua atenção somente em dirigir o veículo ao seu destino.

Isso traz mais qualidade de vida para o colaborador, que acaba se tornando mais produtivo, graças a uma qualidade melhor de trabalho que antes não era fornecida. Com isso, é bem provável que ele também capte outros profissionais competentes para a sua empresa, o deixando com uma excelente equipe de motoristas.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).