Você está em:
Postado há . Atualizado há

Por que muitos brasileiros estão migrando suas empresas para o exterior?

Alguns fatores podem explicar esse aumento, como a situação econômica e política do país

Fonte: A Autora

O chamado “sonho americano” sempre esteve no imaginário dos brasileiros – e de muitos outros, em sua maioria, oriundos de países subdesenvolvidos. Construir a vida em uma terra estrangeira, como os Estados Unidos ou Portugal, é ainda hoje um sonho de boa parte da população.

Esse sonho parece ter se tornado realidade. Pelo menos é o que indica o número de brasileiros vivendo no exterior. Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, em 2020, havia 4,5 milhões de brasileiros expatriados. A quantidade mais que dobrou desde 2015, quando totalizava 2,7 milhões pessoas nessa condição, ou seja, um aumento de 55%.

Só em Portugal o aumento de brasileiros que decidiram se mudar para o país assusta. Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF) dão conta de que 233.138 brasileiros viviam em terras portuguesas em 2022, sendo a maior comunidade estrangeira residente.

Há muitos fatores para explicar esse aumento, dentre eles a situação econômica e política do país. Vale destacar a situação da pandemia e a crise que se instalou desde então e da qual o mundo todo ainda está tentando sair. Há que se dizer, no entanto, que alguns países sentiram o baque mais do que outros.

Nesse cenário, os brasileiros procuram outros países para obter uma condição de vida melhor, o que pode se dar por meio de um negócio próprio.

Empreendedorismo no exterior

Lá em 2017, segundo dados governamentais, havia 20 mil micro e pequenas empresas de brasileiros no exterior, sendo a maioria nos Estados Unidos, cerca de 9 mil. Outros países que aparecem na lista são Japão (1,5 mil) e França (1,3 mil).

Tomar essa decisão pode parecer difícil no começo, mas, com o devido planejamento, é possível começar um negócio mesmo não estando no país de destino. Com a internet e o advento do comércio eletrônico, os brasileiros que decidem empreender no exterior têm um caminho mais fácil para isso.

Hoje, há empresas de assessoria que ajudam empreendedores brasileiros a se instalarem no exterior. Para isso, é necessário ter conhecimento da legislação local, além de conseguir inúmeros documentos com tradução juramentada em inglês, se o país de destino tiver a língua inglesa como a oficial.

Estude bem o mercado onde deseja se instalar e as regras locais, e se planeje para começar o seu negócio no exterior e explorar novos mercados!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).