Você está em:
Postado há . Atualizado há

Conheça 5 tipos de consultoria empresarial e entenda como funciona

Existem alguns tipos de consultoria empresarial no mercado que podem fazer toda diferença no desenvolvimento do seu negócio

Fonte: A Autora

Existem alguns tipos de consultoria empresarial no mercado que podem fazer toda diferença no desenvolvimento do seu negócio. Essa é uma das melhores soluções para superar os desafios da gestão.

Afinal, um gestor necessita compreender sobre variados setores de conhecimento, como finanças, marketing, recursos humanos, logística, entre outros. E isso pode começar com um planejamento estratégico eficiente.

Com o auxílio de uma empresa especializada, é possível ter uma visão ampla do negócio. Ela vai te auxiliar a encontrar caminhos mais adequados a fim de potencializar suas operações.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça 5 tipos de consultoria empresarial para aplicar na sua organização. Continue lendo e confira!

O que é consultoria empresarial?

A consultoria empresarial serve para analisar a situação da sua empresa. Ela identifica oportunidades e problemas para propor as otimizações necessárias para o funcionamento do negócio.

Dessa forma, a empresa será capaz de realinhar suas expectativas e operações a fim de alcançar o sucesso. Em termos de tipos de consultoria empresarial, no geral, elas atuam com as seguintes fases:

  • Diagnóstico: aqui acontece o levantamento de informações, análise SWOT e análise de processos;

  • Plano de ação: define-se estratégias, metodologias e prazos;

  • Implementação: trabalha na execução de ações com a ajuda dos gestores do negócio;

  • Acompanhamento: promove a mensuração de resultados, revisões, reuniões e adequações;

  • Conclusão: analisa os resultados e, por fim, a finalização do contrato.

Nesse processo, a consultoria empresarial atua de forma a aconselhar os gestores. Esses profissionais contam com larga experiência no mercado e formação no setor.

No entanto, não são todas as situações que envolvem a consultoria na execução das estratégias. Diversas vezes, a função do consultor é somente direcionar a empresa e deixar a tomada de decisão nas mãos da organização.

Assim, a consultoria pode ser, nesses casos, um projeto temporário, para que a companhia caminhe por conta própria no futuro.

Quais são os tipos de consultoria empresarial?

Existem alguns tipos de consultoria empresarial que podem otimizar todo o seu negócio. A seguir, você conhecerá alguns deles.

1. Consultoria estratégica

Esse dos tipos de consultoria empresarial foca na estratégia, pois sua finalidade é perceber e interpretar os pontos fortes e fracos da empresa. Além disso, ela visa identificar ameaças e oportunidades para criar ações e alcançar resultados.

Para isso, é realizado um diagnóstico organizacional com o objetivo de reconhecer quais processos necessitam de melhoria. Depois disso, haverá a implementação de um planejamento estratégico.

Essa consultoria busca guiar sua empresa e disponibilizar pontos de vista que assegurem a saúde financeira do empreendimento em longo prazo. Para isso ocorrer, é fundamental estipular planos de ação que visem o futuro.

2. Consultoria especializada em segmentos específicos

Alguns segmentos exigem consultores especializados para a criação de análises precisas. Uma consultoria de recursos humanos, por exemplo, vai auxiliar a organização a solucionar questões referentes à demissão, contratação, treinamentos, condições laborais e cursos.

Outro exemplo seria do setor gastronômico. Uma empresa especializada em tipos de consultoria empresarial vai ajudar com orientações do seu repertório e conhecimento. Isso para aqueles que pretendem criar um restaurante ou otimizar o existente.

3. Consultoria de gestão de riscos

Esse é um dos tipos de consultoria empresarial que atua por uma situação bem específica. A especializada em gestão de riscos tem como meta indicar e analisar quais são os problemas que a organização pode apresentar.

Assim, ela aponta ameaças e trabalha gerenciando a crise, determinando estratégias para prevenção e proteção para cada fato. Esse modelo de consultoria é muito complexo.

No entanto, é fundamental para uma gestão saudável daquilo que pode ameaçar sua empresa. Essa consultoria preserva o desempenho e disponibiliza melhoramentos na tomada de decisão.

Tudo isso visando sempre o crescimento do negócio. Além do mais, você poderá se concentrar nos seus clientes, enquanto a consultoria se preocupa com a gestão de crise.

Desse modo, a equipe de gerenciamento tem a função de alertar as organizações dos riscos ligados às escolas. Estas que podem ser ruins do ponto de vista estratégico e operacional.

4. Consultoria financeira

Esse é um dos tipos de consultoria empresarial que lida com questões sensíveis da empresa. Trata-se de gerenciamento de investimentos, receitas e recursos.

Quando não é possível se firmar financeiramente, contar com o auxílio de uma consultoria financeira empresarial é uma boa escolha para esse tipo de problema.

Esses especialistas ajudam gestores a acharem os melhores caminhos para diminuir custos. Além disso, você vai aprender a ter um maior controle de gastos, como também potencializar a utilização dos recursos da organização.

Ainda é possível averiguar questões tributárias e até mesmo ligadas aos reembolsos corporativos.

5. Consultoria de marketing

Esse modelo de consultoria empresarial é muito procurado, visto que ela foca na análise do comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível visualizar com firmeza o que eles desejam e necessitam, o que possibilita traçar planos para atraí-los, conquistá-los e fidelizá-los.

A pesquisa de marketing pode estar inserida em seus encargos. O êxito da área comercial da sua empresa nem sempre quer dizer que as vendas estão abaixo do esperado.

Muitas vezes, esse contexto aponta que os conceitos das mercadorias e serviços oferecidos não atendem às necessidades do mercado. Com isso, quando a consultoria de marketing inicia seus trabalhos, ela identifica exatamente o que está causando falhas.

Eles, então, vão elaborar estratégias de marketing para buscar transformar esse cenário. Como resultado, você pode voltar a corresponder às expectativas do seu público-alvo.

Conclusão

Conhecer essa lista de tipos de consultoria empresarial é um dos primeiros passos para quem deseja ganhar destaque no mercado. Assim, busque por aquilo que seja específico para suas necessidades.

Ou seja, não se atenha ao generalismo, pois dificilmente alguém que sabe um pouco de tudo não terá capacidade para sanar uma especificidade da sua empresa. Especialistas podem te ajudar a encontrar os melhores caminhos. Então, permita que seu negócio saia a frente da concorrência!


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).