Você está em:
Postado há . Atualizado há

Brasil, uma incógnita internacional

O Brasil e seus cidadões passam por momentos delicados, no aspecto interno e externo

“O brasileiro deve entender que suas opções, quaisquer que sejam elas, haverá consequências, e a solução para um futuro promissor, passa por sangue, suor e lágrimas.” (Elenito Elias da Costa).

Introdução

O Brasil e seus cidadões passam por momentos delicados, no aspecto interno e externo, o mundo globalizado com os avanços tecnológicos da inteligência artificial, a Economia em frangalhos, com baixa arrecadação tributária derivada do combate a pandemia, desemprego, falências das empresas, com educação e saúde sem qualidade mínima, utilizando as Reservas para dar sobrevivência a sua população, sem nenhum planejamento estratégico racional, com mortes acontecendo diariamente em números expressivos, com números e índices declinantes velozmente, é presumível que essa implosão acontecerá em qualquer momento.

Se houver uma intervenção militar não vejo nenhuma possível melhoria e acho até que mais isolado ficará a exemplo de Miamar, se continuar com Bolsonaro, as mortes e as catástrofes se elevarão significativamente, e já estamos ficando isolados do Mundo, se optar por LULA, talvez tenhamos apoio internacional que poderá nos ajudar, por toda sua história e nome internacional, mas devemos ter a consciência que a SITUAÇÃO é bastante delicada.

Economia

A Economia do Brasil está deficitária, e em queda drástica, as Reformas estão em processo de análise, os governadores em sua maioria decretaram lockdown e as empresas de todos os tamanhos e formas estão em situação deprimente.

A dívida externa está sendo paga com as Reservas e elas também estão sustentando a manutenção, conservação e folha, mas sabemos de sua limitação.

O BRASIL está literalmente, e economicamente quebrado, eis uma verdade que precisa ser pensada, e sua situação se agravam com os procedimentos de combate a pandemia, que reconheço serem adequados, e isso agravará sobremaneira a Economia, seja ela, municipal, estadual e nacional, inclusive as elites e investidores detentores do Capital devem saber que o ÁGIO ficará mais difícil, e muitos estão correndo para o mercado internacional.

Os investidores, banqueiros, empresários e as demais elites sabem que o momento precisa de uma maior reflexão e a cautela é altamente recomendável, e, muitos, já se veem fora do Brasil. Há muito, eles investe em Dólar por ser uma moeda mais consistente, ou mesmo o ouro, diamantes, ou similar.

O Brasil hoje, com suas riquezas minerais e naturais e com suas terras férteis só interessa a quem tem Capital para aplicar e esperar pelo o ROI (Retorno Operacional do Investimento), muitos devem saber que é na CRISE que se deve investir.

Se assim continuar o BRASIL brevemente retornará ao FMI e governos ficarão sob a fria solingen espada regulatória desse órgão.

Vejo a situação do Brasil muito parecida com a da BOLÍVIA, caso não se tome nenhuma medida para evitar essa situação.

Tenho absoluta certeza que essa situação se agravará ainda mais e não haverá tempo para aplicar as medidas necessárias em 2023, qualquer que se já o mandatário, pois o BRASIL é um paciente gravíssimo que está sendo visto com outros olhos pelo mercado internacional, sob diversos pontos de vista, tais como, econômico, sanitário, educacional, cultural e demais, eis uma VERDADE INCONTESTÁVEL.

EMPRESAS

No momento atual é verdadeiro e racional entender que todas as EMPRESAS, de qualquer forma e tamanho estão passando por tempos difíceis, e estão reduzindo seus custos e despesas, proporcional as reduções do mercado atual, e que ainda mais grave é o quadro e cenário futurístico.

Sabiam que a atividade de FUNERÁRIA e similares, foi a que mais se desenvolveu nesse atual período, e que no pulmão do mundo faltou oxigênio, nos fazendo entender que a VIDA é mais importante que o CAPITAL.

O Capital está se esvaindo lentamente, e sua exaustão já se percebe com clarividência, pois o MERCADO está encolhendo, e até mesmo o Supermercado sabe que se não houver o entendimento prático do livro O CAPITAL de Karl Marx, estaremos brevemente numa situação anômala.

Estamos numa situação vexatória que nem a venda das estatais não representa a solução para a Economia do Brasil, e na verdade a ausência de um Planejamento Estratégico do atual governo claramente está nos levando a sermos uma Nação de pedintes.

O Brasil não estava preparado para a COVID-19, e por ironia do destino estamos nas garras do Dragão e devemos nos aproximar ainda mais do Centro do Mundo, não há alternativa.

Para o primeiro mundo o Brasil se tornou um VIRUS indesejável, sob quaisquer alternativas, pois quem comprará nossos produtos derivadas da nossa economia primária, exceto a CHINA.

A inovação tecnológica em escala mundial está mudando rapidamente e as grandes empresas sabem que a automação, robotização acompanhado da inteligência artificial está em evidência, e o DESEMPREGO tende a se elevar ainda mais.

Os programas emergenciais providos pelas Reservas são paliativos e sabemos que passa rapidamente retornando a realidade negativa da atual situação, caso não haja projetos sustentáveis.

PROFISSIONAIS

A fragilidade educacional na formação de nossos profissionais representa um obstáculo em sua contratação, num mundo globalizado onde os profissionais devem ter conhecimentos em tecnologia da Informação, falar outros idiomas, e ter um perfil antenado com o Mundo Globalizado.

Sejamos sinceros a nossa educação em todos os níveis nos torna vitimas e escravos do mercado atual, lamento, mas essa verdade abate nossos sentimentos, mas ela é incontestável.

Nesse mercado onde a inteligência artificial afetará diversas profissões, onde aqueles que não aceitarem essa verdade pagarão um elevado preço e farão partes de estatísticas decadentes.

O brasileiro não gosta de ler, muitos não gostam de estudar, e desejam trabalhar para melhorar de vida, eis a tônica que se perdurou por um longo período, mas o mundo mudou e com as inovações tecnológicas o mercado precisa de profissionais com perfis adequados.

Muitos buscam o mercado empreendedor, mas esquecem de que para a sua continuidade e sustentabilidade se faz necessário o mínimo de adequação as inovações tecnológicas, inclusive uma releitura do mercado consumidor.

Saiba que COVEIRO se tornou uma profissão de grande relevância junto aos Head Hunters atuais e com aviltantes salários, o que nos induz a pensar no hiato oportuno, cada profissão tem sua relevância, sugiro ouvir e entender a música “Back do Black” de Amy Winehouse.

CONCLUSÃO

A pandemia, o mundo globalizado, as inovações tecnologias estão mostrando uma verdade incontestável, pois precisamos ESTUDAR ler, obter novos conhecimentos, aprender T I, conhecer o mundo globalizado mesmo em laboratório.

Sugiro beber nos livros de Alencar, Raquel, Machado de Assis, Dante, Dan, Weber, Marx, Mao Tsé Tung, Deng Xiaoping, XI Jipping, Vladimir Putin, Dostoievsky, Mayakovsky, é possível entender nossas potencialidades, pois DEUS, GOD, DIO, GOTT, SHÉN, BOG, apesar de escrita diferente tem o mesmo significado.

O mundo hoje nos isola, talvez com a devida razão, mas acredito ser possível fazer uma reviravolta e mudar completamente esse quadro com cenário de um futuro promissor é o mais engraçado é que somente com NOVE dedos tudo isso é completamente possível.

Ressalto que o referido artigo é completamente apolítico, e qualquer leitor que assim não entenda é mera coincidência, pois a vida nos ensina que diante das adversidades qualquer recurso por mais conveniente que seja, deve ser utilizada para a mudança desejável de cenário e que possa salvar as futuras gerações.

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA, só um simples nordestino.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 22 de March de 2021