Você está em:
Postado há . Atualizado há

Contabilidade societária e a tecnologia

As inovações tecnológicas e a pandemia afetaram seriamente o patrimônio das empresas públicas e privadas,

“As inovações tecnológicas afetam seriamente a CONTABILIDADE e seus profissionais, mas os princípios e os valores que a dignificam como CIÊNCIA prevalecem” (Elenito Elias da Costa).

As inovações tecnológicas e a pandemia afetaram seriamente o patrimônio das empresas públicas e privadas, e apesar da existência de adequação aos princípios internacionais e obediência aos preceitos legais aconteceu mudanças que seletivam tais profissionais diante de um cenário conturbado e afetado por diversas variáveis.

Apesar de todas as inovações oriundas da inteligência artificial inseridas em um mundo globalizado, com crises econômicas e demais fatos degenerativos, a CONTABILIDADE é uma ciência que mensura os fatos e atos de uma gestão, como foco no estudo do PATRIMÔNIO vinculado ás entidades, tal definição nos concede uma sapiência mais profunda do exercício da contabilidade em toda sua essência.

Os demonstrativos contábeis e financeiros elaborados com planejamento, transparência e controle interno, concedem a gestão informações verídicas que possibilitam ao gestor responsável a tomada de ações e atitudes que possam demonstrar a qualidade de sua missão.

Apesar da existência de sistemas que facilitem o registro e seus demonstrativos, é fundamental a análise depurativa que possam ratificar a regularidade jurídica fiscal dessas entidades, e que possam ainda evitar por em RISCO o patrimônio das mesmas, eis a grande valia da sapiência qualitativa desses profissionais.

A ADMINISTRAÇÃO precisa de informações transparente e no momento exato de sua necessidade, como por exemplo, pois o momento em que estamos passando em pleno lockdown, isolamento, barreiras sanitárias ou similares, resultando em diversos fatos que implicam nos resultados da gestão.

O fechamento de diversas empresas, de qualquer porte ou tamanho, diante do período de pandemia, é prova que muitas dessas empresas tendem a sofrer com esses períodos, 2020/2021, com consequências degenerativas em 2023, pois estando a ECONOMIA fragilizada diante de fatos comprováveis o CAPITAL tende a se exaurir.

Estamos diante de uma CRISE que exige CRIATIVIDADE de todos para não sucumbir, quer seja investidor, banqueiro, empregado, empregador, autônomo ou qualquer outra atividade laboral existente. É fato que muitos hão de perecer. E muitas empresas fecharão suas portas, e o desemprego se elevará, elevando consigo os agravos sociais, o desemprego, e demais.

Uma Nação que vive sob a dependência de POLITICA e de determinadas RELIGIÕES, põem em grave RISCO o futuro de sua geração, haja vista que não dispõem de recursos que possam alavancar o grave cenário que se apresenta.

Se tivéssemos uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, teríamos encontrado oportunidades em transformar essa riqueza natural e terras férteis em grandezas econômicas que possibilitaria reduzir o sofrimento dessa população, evitando um DESASTRE que se aproxima rapidamente.

As DESIGUALDADES, a POBREZA, o DESEMPREGO e a fragilidade em EDUCACÃO e SAÚDE, demonstram quão vitimas somos, diante de nossas escolhas torpes e insanas, e estamos destruindo o futuro de uma geração que irá ADENTRAR NO MERCADO DE LABOR, ou seja, crianças, filhos, netos, bisnetos e demais.

Acredito que seja o momento de uma breve REFLEXÃO e a aplicação prática de AÇÕES e ATITUDES que possam MUDAR esse cenário e esse quadro catastrófico que elevará nosso sofrimento.

Os meus escritos visam afetar o nosso consciente para que possamos proceder a MUDANÇA que se faz necessário, mas se faz necessário uma COESÃO sólida da população, a história e a geografia atual nos provam que se houver mobilização racional em busca de melhorias haverá a possibilidade de mudança desse quadro que nos vitima.

Ressalto que qualquer que sejam nossas AÇÕES e ATITUDES a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE deve ser a base para que possamos proceder a essa mudança, pois INEXISTE outra solução.

Entendo que nossas VIDAS é uma cristalina CONTABILIDADE, mas os resultados dependem da gestão na mobilização racional dos recursos (PATRIMÔNIO) agregado a um planejamento focado em um progresso positivo, sendo periodicamente analisado, aferido e ajustado para os resultados positivos serem alcançados.

Lembro que com o 5G/6G em evidência, qualquer que seja seu habitat, e com recursos tecnológicos existentes, até o LÁZARO se mobiliza, já que a MORTE é um simples estágio, conforme a inteligência artificial quântica.

As Startup, Unicórnio e demais são exemplos de que o CONHECIMENTO adquirido com uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE gera resultados positivos,e advirto que o TEMPO/ESPAÇO não para, e nem vão lhe esperar. Eis uma verdade INCONTESTÁVEL.

AUTOR: ELENITO ELIAS DA COSTA só um ser humano diferenciado


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).