Você está em:
Postado há . Atualizado há

Terceirização da folha de pagamento cresce durante a quarentena

BPO da folha salarial traz redução de custos que podem chegar a 30%

A terceirização vem sendo percebida como forte tendência na área empresarial já há alguns anos. Aos poucos, áreas como RH, jurídico e financeiro vão ganhando soluções customizadas e parceiros especializados para trabalharem com as necessidades de cada empesa. Desde o início da quarentena no Brasil, quando empresários tiveram que repensar os custos de operação, a terceirização de uma área em específico vem ganhando força: a da folha de pagamentos.

De acordo com o Grupo Atai, especializado em soluções contábeis completas, o aumento no número de demanda em BPO da folha de pagamento pode ter sido motivado pela redução das equipes de Departamento Pessoal nas empresas. “Neste serviço, nós assumimos todas as atividades deste departamento e entregamos mais assertividade e eficiência, a um custo que pode chegar a ser 30% menor, se considerarmos equipe, treinamentos e softwares necessários para esta gestão”, explica Pedro Brum, diretor da Assescont, que integra o Grupo Atai. Na Assescont, o aumento na contratação está em torno de 30%.

O serviço contempla a terceirização de todos os processos conduzidos pelo DP, desde processamento e administração da folha de pagamento, até análise de processos, cálculo de salários e de impostos previdenciários, fornecimento de contracheques, recibos e informes de rendimentos, além de um sistema de monitoramento de ponto. A equipe terceirizada, treinada e capacitada, ainda atua nas operações de férias, admissões, demissões, benefícios e encargos.

Além da redução de custos, o BPO da folha de pagamento também tem, entre suas vantagens, o aumento da eficiência e da assertividade, garantindo maior precisão na entrega das informações de cálculos, e a constante atualização dos profissionais parceiros, com relação às mudanças da legislação trabalhista.

“Também é válido considerar a liberação que o empresário e a própria equipe de RH ganham para focar no core business da empresa. Em tempo de intensos desafios econômicos, a prioridade deve ser para questões estratégicas, geração de caixa e receita”, afirma Rodrigo Ribeiro, diretor da CLM Contabilidade, que também faz parte do Grupo Atai.

Segundo os diretores, a segurança e a confidencialidade do processo, garantidas por uma empresa consolidada, também fazem a diferença para o contratante, assim como a possibilidade de controle e acompanhamento de dados do setor em tempo real.

“Grande parte dos clientes que contratam o serviço percebem os benefícios e acabam por estender a terceirização para outras áreas, como contábil e fiscal”, avalia Ribeiro. “Nossa expectativa é que o número de vidas administradas na terceirização da folha dobre, até o final do ano, somente em nossa empresa”, diz Brum, da Assescont.

Sobre o Grupo Atai: Fundado em 2019, o Grupo Atai tem como objetivo oferecer soluções contábeis completas e inovadoras para todos os portes e segmentos empresariais. O grupo nasceu da associação de cinco empresas de contabilidade com conhecimento diferenciado e décadas de experiência e sucesso no desenvolvimento de soluções contábeis completas e inovadoras. São elas: a Assescont, de Belo Horizonte (MG), a Hemera, de São Bernardo do Campo (SP), a SKZ, presente em São Paulo (SP) e Guarulhos (SP), e a NK e a CLM, de São Paulo (SP).


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 22 de December de 2020