Você está em:
Postado há . Atualizado há

Baker Tilly propõe alternativa para geração de caixa em época de crise

Estratégia envolve alguns dos segmentos mais afetados pelos efeitos da pandemia, como bares, restaurantes e hotéis

Fonte: O Autor

Estratégia envolve alguns dos segmentos mais afetados pelos efeitos da pandemia, como bares, restaurantes e hotéis

Os efeitos da pandemia são muitos e as estimativas para recuperação não são otimistas. Mas, em meio a esse cenário, alguns tipos de negócios podem encontrar saídas para geração de caixa e manutenção da sobrevivência. É o que propõe a Baker Tilly, empresa de auditoria e consultoria Top 10 entre as gigantes globais.

Esses setores, dentre os quais incluem-se também farmácias, perfumarias, lojas de conveniência e padarias, além de concessionárias de veículos e revendas de autopeças, movimentam produtos cuja tributação é concentrada. Isso quer dizer que parcela dos tributos da cadeia, notadamente as contribuições PIS, COFINS e o ICMS, é integralmente paga na aquisição, devendo, portanto, ser excluída da base de apuração mensal para evitar pagamentos em duplicidade.

A tributação concentrada abrange produtos como bebidas frias (cervejas, chope, refrigerante e água mineral), além de cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal e até autopeças. “Uma revisão do processo de apuração pode revelar tais pagamentos a maior e que se convertem em crédito a favor da empresa e pode ser utilizado para a quitação de tributos vencidos e vincendos”, destaca o auditor Guilherme Machado Júnior, um dos sócios da Baker Tilly em Vitória.

O procedimento de compensação está previsto na legislação tributária e permite que as empresas apurem créditos em retrospectiva de até cinco anos, devidamente corrigidos pela Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Todo o processo é ágil e está regulamentado e instrumentalizado pela Receita Federal, podendo ser resolvido inteiramente nas instâncias administrativas, cumprindo às empresas que apurarem créditos retificarem as declarações apresentadas, informando ao Fisco que realizou pagamentos a maior.

A crise obriga que os processos internos sejam revisados para lhes conferir maior racionalidade, eliminar gargalos e custos desnecessários. Isso vale para os processos de apuração de tributos. De acordo com Wesley Marques, sócio de tributos da Baker Tilly, a situação é mais comum em negócios que trabalham com volume elevado de itens, abrangendo produtos que têm a tributação concentrada e aqueles que não possuem esse regime, o que pode favorecer a ocorrência de erros que levam ao pagamento em duplicidade.

“A compensação pode ser uma alternativa importante para o alívio financeiro das empresas dos segmentos mais afetados pela crise causada pelo isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19 e merece ser considerada pelos empresários”, explica Marques.

A Baker Tilly tem apoiado os pequenos e médios empresários, realizando o diagnóstico gratuito para avaliar a possibilidade de geração de créditos que possam ser compensados. “Após assinatura de um termo de confidencialidade e sigilo, fazemos uma análise de uma amostra de seis meses das notas fiscais em sistema elaborado para essa finalidade, avaliando a viabilidade de adoção do procedimento pelas empresas interessadas”, finaliza.

NOTAS AOS EDITORES:

  • O texto pode ser alterado para atender a empresa ou usar a redação sugerida: Baker Tilly é uma empresa de contabilidade e consultoria de serviço completo que oferece serviços especializados do setor em tributos, auditoria e consultoria. A Baker Tilly, no Brasil, faz parte da rede global da Baker Tilly Internacional, cujos membros são pessoas jurídicas separadas e independentes. A empresa atua em 145 países e com mais de 34 mil funcionários prestando serviços de Auditoria, Consultoria e Contabilidade.
  • Conheça os serviços oferecidos pela Baker Tilly no Brasil em http://bakertillybr.com.br/.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).