Você está em:
Postado há . Atualizado há

Empréstimo X Antecipação de Recebíveis

Saiba a diferença das modalidades na hora de gerir o fluxo de caixa de empresas

Fonte: O Autor

Saiba a diferença das modalidades na hora de gerir o fluxo de caixa de empresas

O controle do fluxo de caixa é importantíssimo para o gerenciamento das empresas, pois permite ao gestor uma visão financeira completa. Mesmo sendo um requisito básico, o controle de contas a pagar e receber pode ser impreciso nas empresas, pois exige monitoramento constante.

Quando os gastos da empresa acontecem em prazos menores do que o recebimento de montantes referentes as vendas a prazo, há um desequilíbrio ou descasamento no fluxo de caixa. E as duas maneiras mais comuns para enfrentar este desafio são a antecipação de recebíveis e os empréstimos.

Muitos empresários ainda confundem estas duas modalidades. Confira abaixo algumas diferenças:

Empréstimo

Os empréstimos consistem basicamente numa modalidade de crédito em que um banco, ou outra instituição financeira, empresta dinheiro a uma pessoa jurídica mediante a promessa de retorno destes valores, acrescidos de juros, em um prazo determinado. Para quem recorre aos empréstimos, o valor é disponibilizado após a apresentação e análise de vários documentos que comprovam a credibilidade da empresa. O prazo para que o dinheiro seja devolvido ao banco é acordado e o pagamento é feito com taxas combinadas entre as partes.

Para aprovar um empréstimo, geralmente, envolve a necessidade da apresentação de uma série de documentos e de uma análise minuciosa da saúde financeira do solicitante, o que muitas vezes acaba por tornar o processo lento e até mesmo inviável. Quanto maior o risco envolvido na operação, maiores os juros.

Ao pegar um empréstimo a empresa assume uma dívida junto à instituição financeira, cuja inadimplência pode resultar em uma série de complicações judiciais, como por exemplo a negativação do nome e a penhora de bens e imóveis.

A principal desvantagem dessa modalidade são os altos juros. Por isso, o empresário deve fazer uma avaliação criteriosa antes de solicitar empréstimo bancário para, por exemplo, cobrir outros empréstimos. Sem esse cuidado, o negócio tende a ter suas finanças prejudicadas.

Antecipação de recebíveis

As contas a receber são apresentadas no balanço como ativo. A antecipação de recebíveis é apenas uma de uma série de operações contabilísticas que tratam da cobrança de um cliente. Estes podem ser distinguidos dos títulos a receber, que são dívidas criadas através de instrumentos jurídicos formais chamados de notas promissórias.

Antecipar recebíveis é basicamente trocar recebíveis futuros (que a empresa ainda vai receber) por dinheiro, aumentando a liquidez da empresa em troca de um pequeno percentual de desconto em cima do valor do recebível.

A empresa pode recorrer à antecipação de recebíveis por meio de uma Fintech quando é necessário capital para o caixa, evitando incorrer no pagamento de juros excessivos, no cheque especial e também em empréstimos.

Por exemplo a WEEL, Fintech de antecipação de recebíveis online, que por meio de Inteligência Artificial, consegue desburocratizar a antecipação de recebíveis. Veja as vantagens da antecipação de recebíveis online:

  • Análise de documentos de forma eficiente e segura;
  • Cálculo de custos da operação em poucos minutos;
  • Não gera dívidas. A operação antecipa um valor que já pertence ao cliente, mas que será pago em data futura;
  • Não exige garantias patrimoniais. A própria nota fiscal é o lastro da operação;
  • Não analisa a conta corrente do cedente ou do sacado como é feito em operações de financiamento ou empréstimo;
  • Não utiliza recursos externos. Nesta operação o empresário está antecipando seus próprios recursos, o que é mais seguro para a saúde da empresa;
  • Plataformas digitais completas e seguras, como a da WEEL, permitem que o gestor visualize todo o seu fluxo de caixa e também o cálculo da antecipação;
  • Integração com ERPs e outros sistemas de gestão financeira. O app da WEEL, por exemplo, é integrado aos ERPs Omie, ERPFlex, SAP Business One e à plataforma de gestão de notas fiscais;
  • Os valores resultantes da operação são calculados imediatamente e visualizados na tela do gestor. Sem surpresas.
  • Custos que não comprometem a margem do empresário.

Nas Fintechs, o atendimento é personalizado e humano, mas os custos não dependem de relações pessoais. Eles são definidos de maneira inteligente pela alta tecnologia. Por isso são justos.

Sobre a WEEL

A WEEL é a primeira plataforma 100% online de antecipação de recebíveis do Brasil. Por meio de inteligência artificial, a WEEL financia pequenas e médias empresas e democratiza o acesso ao capital de giro. A fintech nasceu em 2014 em Israel, opera no Brasil e mantém escritórios nos dois países. A missão da WEEL é oferecer recursos de maneira simples e por um custo justo a cada empreendedor brasileiro. Visite www.weel.com.br e saiba mais.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 15 de October de 2019