Você está em:
Postado há . Atualizado há

Como sua forma de pensar pode ajudar (ou não) nos serviços contábeis consultivos

Há muito tempo que venho falando aqui no blog sobre a importância de desenvolver um mindset estratégico no seu escritório contábil

Há muito tempo que venho falando aqui no blog sobre a importância de desenvolver um mindset estratégico no seu escritório contábil. Mostrei o Mindset empreendedor, como o próximo desafio do mercado contábil e ainda, como incentivar o pensamento estratégico no seu escritório contábil? Você se lembra?

Pois bem, decidi escrever mais uma vez sobre mudar o mindset para mostrar, com base no livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso” (Mindset: The New Psychology of Success, nome em inglês), de Carol S. Dweck, que existem 2 tipos de pessoas: aqueles com mentalidade fixa e aqueles com mentalidade de crescimento, e que só um leva ao sucesso. Entenda porque.

O que você faz quando se depara com um obstáculo e não consegue superá-lo? O que acontece quando algo é tão difícil que parece totalmente inútil tentar?

A autora aborda que o fato de sermos otimistas ou pessimistas depende muito da nossa atitude mental. Assim definimos nossos objetivos e todas as atividades da nossa rotina. E isso é um fator decisivo para que qualquer pessoa consiga cumprir todo o seu potencial. Essas duas maneiras de pensar, diz Carol, determinam como as pessoas reagem diante de problemas, obstáculos, derrotas e críticas.

Gestão estratégica na contabilidade: qual a mentalidade adequada?

Os que têm um mindset fixo acreditam que o talento e as capacidades são definidos e não se alteram ao longo da vida. Este é o caminho para a estagnação e a desmotivação. Quem tem a mentalidade fixa aceita os limites e tende a se desenvolver mais devagar.

Por outro lado, os que têm uma mindset de crescimento acreditam que o talento pode ser desenvolvido, com tempo e persistência. Este é o caminho da oportunidade — e do sucesso.

Pessoas com mentalidade fixa acreditam que:

  1. Habilidades, inteligência e talentos são características;
  2. As suas qualidades básicas, como a inteligência, são fixas: você nasceu assim e não vai ficar mais esperto;
  3. Partem da posição que todas as situações são avaliadas e julgadas.

Pessoas com mentalidade de crescimento acreditam que:

  1. Talentos e habilidades são desenvolvidos por meio do esforço, ensino e prática;
  2. Qualquer um pode melhorar e ser mais inteligente se trabalhar nisso;
  3. Eles estão abertos a novas idéias, aprendendo e reconhecem que nem todas as pessoas são as mesmas.

Algumas pessoas perdem o emprego, por exemplo, conseguem superar e aprender algo com a experiência, enquanto outras se sentem incompetentes. As pessoas se percebem de formas distintas: as de mentalidade mais fixa, quando falham, acham que não são inteligentes. Enquanto as que têm mentalidade de crescimento pensam quais habilidades podem ser desenvolvidas. Na verdade, errar faz parte do processo que leva ao crescimento.

Inovação na contabilidade: que tipo de líder é você?

Seguindo as características de cada tipo de mentalidade, temos os líderes de mindset fixo, que ao invés de liderarem suas equipes para melhorar suas habilidades, tendem para um comportamento crítico e depreciativo. Adotando o medo como disciplina levam a equipe a concordar com tudo para não ser rejeitada. O sucesso desses líderes não é duradouro, porque eles desmoronam quando confrontados com o fracasso.

Já os líderes com mentalidade de crescimento acreditam que por meio de trabalho duro e dedicação podem melhorar o suficiente para se superar. Ao acreditarem que o sucesso é uma viagem constante e não um destino, eles irão continuar sempre a se superar por outros caminhos. Este tipo de líder é inspirador e desenvolve também seu time.

Para abraçar verdadeiramente os serviços de consultoria na contabilidade, a empresa precisa ter uma mentalidade de crescimento.

Somente com uma mentalidade de crescimento um líder será capaz de levar o seu escritório de contabilidade ao caminho do sucesso. E para uma evolução efetiva, dois atributos são essenciais – a flexibilidade e a inovação na contabilidade.

Também venho falando bastante sobre isso no meu blog, e o meu Workshop Contador 2.0 também é baseado em pilares que fortalecem estes pontos.

Por exemplo, para garantir uma gestão estratégica na contabilidade, o seu escritório deve fazer o movimento de parar de cobrar por hora, para passar a cobrar por valor. O desempenho dos profissionais de auditoria e fiscais pode ser medido pelo tempo que passa no escritório e as horas faturáveis. Isso simplesmente não é viável para serviços de consultoria. Serviços de consultoria são mais sobre desempenho e a proposta de valor do escritório contábil.

Equipe de alto desempenho na contabilidade

Ah, outro ponto indiscutível aqui é contar com um time de alto desempenho na contabilidade. Todos na empresa precisam de desenvolvimento profissional e uma carreira clara. Ao desenvolver uma gestão estratégica na contabilidade, o contadordeve implementar planos de desenvolvimento profissional para todos os membros da equipe. E não estou falando apenas de capacitação nas rotinas fiscais.

Uma liderança estratégica com mindset de crescimento precisa deixar isso claro por meio de sua missão, valores e ações. Só assim será possível formar uma cultura inovadora no escritório, que envolva a todos.

E obviamente chegamos na transformação digital nos escritórios contábeis. Fornecer a tecnologia certa para que o seu time trabalhe melhor vai tornar a sua empresa mais eficiente em atividades operacionais. Assim como dará muito mais base para qualquer trabalho de consultoria. Afinal, é preciso informação na mão para tomada de decisão.

É isso aí! Oferecer serviços de consultoria de primeira classe requer grande liderança, habilidades diferentes e novos processos – típicos de pessoas com mindset de crescimento. Não basta seguir as “melhores práticas”, por isso, trabalhe na criação de uma mentalidade de crescimento em sua empresa que suporte a inovação na contabilidade.

Se você se identificou mais com a mentalidade de crescimento, parabéns! Mas se você se identificou mais com a mentalidade fixa, fique calmo,nem tudo está perdido! Porque você é a única pessoa que pode optar por um ou outro mindset! Está nas suas mãos. Preparado para mudar o seu mindset?


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).