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3 coisas que o site do seu escritório contábil deve ter para não parecer amador

A inovação na contabilidade vem permitindo ao contador automatizar diversos profissionais com a ajuda da tecnologia

A inovação na contabilidade vem permitindo ao contador automatizar diversos profissionais com a ajuda da tecnologia. É o que acontece, por exemplo, com a utilização de um software de gestão em nuvem.

O contador 2.0 sabe que os benefícios da tecnologia vão além da otimização dos processos operacionais, eles se aplicam no marketing,na visibilidade do escritório contábil e no atendimento aos clientes. Nessa questão, a tecnologia oferece meios de possuir presença digital na contabilidade: um deles é ter um site eficiente.

O site é a identidade digital do escritório contábil. Seu papel é fundamental para se relacionar com clientes e captar possíveis novos clientes. Além das informações básicas de contato (endereço, telefone e email) e descrição dos serviços prestados, o site pode ser utilizado de diversas formas e trazer muitos benefícios.

Presença digital na contabilidade: ajuste o foco!

O contador 2.0 precisa manter sua liderança com foco nos objetivos do escritório. Da mesma forma, o site da empresa deve estar de acordo com os objetivos da corporação. Por exemplo:

João personalizou o site do escritório contábil para entregar mais valor aos clientes. Por meio do site, João divulga os conteúdos publicados no seu blog. Estes conteúdos informativos levam aos clientes de João, informações que aplicadas, facilitam o dia a dia dos empreendedores que estão no seu público alvo, ou seja, no seu nicho de mercado.

A importância do domínio próprio.

Você colocaria no seu cartão de visitas o telefone fixo de um vizinho? Um telefone “de favor”? Ou um (já obsoleto) telefone público?

Claro que não!

E por que colocaria no seu cartão um email [email protected], [email protected], [email protected]?

Isso é usar o endereço eletrônico público, “de favor”, emprestado. Não há profissionalismo. A credibilidade da sua empresa é destruída!

No caso de João além de entregar valor e criar relacionamentos com seus clientes, ele também promove o escritório para todos que buscam informações sobre os assuntos publicados. É uma maneira eficiente de divulgar a contabilidade e ajudar os empresários.

Identificar o foco da utilização do site é o primeiro passo para colher bons frutos com essa tecnologia. Conheça três benefícios de ter um bom site para o seu escritório contábil:

1 Automatizar o marketing

Fazer marketing por meio de um site é uma estratégia com custo menor, se comparada às mais comuns. O contador 2.0 pode fazer diversas ações dentro da plataforma do site, como por exemplo:

  • Criar conexão com o nicho de mercado que você atende, explicando como você consegue aliviar as dores do “Persona”;
  • Publicar posts ou conteúdos ricos de informações, como: mudanças na legislação tributária, dicas de gestão, orientações trabalhistas, técnicas para melhorar o desempenho financeiro da empresa;
  • Reagir à interação das pessoas nos posts: responder um comentário de uma pessoa que se interessou ou ficou com alguma dúvida em alguma postagem é uma forma de iniciar um primeiro contato;
  • Criar uma FAQ – questionário com perguntas mais frequentes, é um ótimo jeito de responder rapidamente as dúvidas mais comuns dos clientes;
  • Produzir webinars para clientes e prospects e disponibilizá-los gratuitamente garante maior visibilidade do seu conteúdo, logo, resultam em mais chances de conquistar novos clientes e fidelizar os atuais;
  • Disponibilizar um chat para atender aos clientes e futuros clientes (prospects);
  • Mostar autoridade com relação à especialização em um determinado nicho;
  • Registrar depoimentos e histórias de sucesso de clientes satisfeitos.

Todas essas ações vão trazer engajamento para o site e visibilidade para o escritório contábil.

2 Integrar a um sistema de análise de dados de visitantes

A inovação na contabilidade altera não apenas a rotina operacional do contador 2.0, mas modifica também o processo de vendas e atendimento.

O avanço da tecnologia possibilita aos empresários um leque de contadores ávidos para tê-lo como cliente. Com a concorrência em alta, utilizar um sistema de análise de dados dos visitantes do seu site para monitorar e entender potenciais clientes é uma ótima cartada para sair na frente e conquistar mais público.

Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Analytics

Usar uma plataforma que forneça integração automática a estes sistemas possibilita ao contador 2.0 conhecer:

  • Os assuntos preferidos dos seus potenciais clientes;
  • Estatísticas de quanto tempo os visitantes permanecem em sua página;
  • Se o escritório contábil disponibilizar material para baixar, como por exemplo um ebook informativo, o CRM será abastecido com os dados deste novo “prospect“;

3 Criar um portal de clientes

A inovação na contabilidade apresenta ao contador 2.0 novas maneiras de criar relacionamento em um mundo cada vez mais digital. Por meio da tecnologia é possível elaborar um portal para os seus clientes.

Nesse portal o cliente pode ter acesso aos serviços contábeis que ele vem utilizando – (segunda via de boletos, relatórios, certidões, solicitações, etc), vídeos informativos produzidos pela contabilidade e comunicação interna.

Veja um exemplo:

Ana acessa o site da sua contabilidade para entrar em seu portal, todas as vezes que esquece de pagar o boleto dos serviços contábeis. Dessa forma, ela não precisa solicitar a segunda via do boleto por telefone ou e-mail. Ana simplesmente acessa o portal e emite o boleto em segundos.

Criar maneiras de poupar o tempo do empreendedor e o da equipe contábil é ganhar tempo para aplicá-lo de forma estratégica e com foco no crescimento.

A inovação na contabilidade proporciona ao contador 2.0 vantagens antes desconhecidas, que hoje podem ser adquiridas por meio da tecnologia no ambiente contábil. Aderir à transformação digital é caminhar para o futuro.


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