Você está em:
Postado há . Atualizado há

O número de pedidos de recuperação judicial vem aumentando no Brasil

A crise econômica, agravada com a chegada da Covid 19, e alguns outros fatores mercadológicos e administrativos justificam o aumento do número de pedidos de recuperação judicial no Brasil

Fonte: A Autora

O número de pedidos de recuperação judicial (RJ) de empresas vem aumentando no Brasil. De janeiro a outubro do ano passado (último dado disponível), 1.128 companhias recorreram a RJ, o que corresponde a um aumento de 61,8% em relação ao mesmo período de 2022, segundo informações da Serasa Experian. Desse total, as micro e pequenas empresas lideraram os pedidos de recuperação judicial no País. A maior quantidade de requisições veio do setor de serviços, seguido do varejo e da indústria.

O sócio-diretor da Nordex Consultoria Empresarial, Eduardo Bazani, explica que a RJ é um processo que permite às organizações renegociarem suas dívidas, evitando o encerramento das atividades, demissões ou falta de pagamento aos funcionários. “A recuperação judicial é a maneira como hoje é conhecida a concordata. Acontece quando a companhia, com dificuldades de quitar seus compromissos, fecha um acordo com seus credores para negociar a dívida e, finalmente, recuperar a estabilidade financeira”.

Segundo, ainda, Bazani, a crise econômica, agravada com a chegada da Covid 19, e alguns outros fatores mercadológicos e administrativos justificam o aumento do número de pedidos de recuperação judicial no Brasil. “A pandemia, que remodelou o mercado, as taxas de juros altas, persistentes por longo período, trouxeram a necessidade de uma nova habilidade aos gestores para o enfrentamento de crises. Grande número de empresas, que eram geridas em mar mais calmo, não conseguiram manter o negócio no ambiente de turbulência, deixando de tomar medidas importantes e doloridas”, enfatiza.

Para enfrentar essa situação de crise, o sócio-diretor da Nordex destaca a importância da restruturação empresarial. “A consultoria de turnaround exerce um papel fundamental para a recuperação e saúde financeira da empresa, pois é ela quem dá um toque na recuperação judicial. A Assessoria Jurídica especializada em direito empresarial e a Consultoria de Turnaround serão responsáveis por todas as etapas do processo, desde a preparação para ingressar com o pedido de recuperação judicial. O diferencial da consultoria em reestruturação é fazer o diagnóstico profundo na busca de soluções, detectando o motivo da empresa estar em crise, o tamanho e como estancá-la”, esclarece.

O melhor dos cenários – continua Bazani – é implementar medidas e ações para prevenir a crise, ou seja, “adotar a reestruturação empresarial como papel estratégico para promover a modernização do negócio, proporcionar eficiência na gestão e no mercado de atuação, visando aumentar lucros e diminuir gastos. Pode-se dizer que é uma estratégia para reorganizar a empresa, aplicar medidas preventivas e corretivas, a fim de causar melhorias em todos os setores, evitando crises”, conclui.

Sobre a Nordex

A Nordex Consultoria Empresarial é formada por profissionais com mais de 20 anos de atuação no mercado, especialistas em soluções para momentos de crise e reestruturação de empresas.

Uma consultoria focada em organizar as empresas, visando o crescimento sustentável, através de uma metodologia inovadora.

A consultoria presta os seguintes serviços: Turnaround (Reestruturação de Empresas), Recuperação Judicial (RJ), Valuation, M&A (Assessoria em Fusões e Aquisições), Desenvolvimento Estratégico de Pessoas e Controladoria.

Mais informações no site: https://nordexconsultoria.com.br/


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).