Você está em:
Postado há . Atualizado há

Marcas possuem papel importante para futuro de mulheres e das famílias brasileiras, mas estão desconectadas dessas demandas, aponta pesquisa

Estudo realizado pela consultoria Bloomers destaca que entrevistados têm dificuldades em reconhecer as marcas que estimulam as relações familiares e o desenvolvimento das mulheres

Fonte: 0 autor

Pesquisa realizada pela Bloomers, consultoria que atua no desenvolvimento de marcas, culturas e negócios, aponta que as marcas possuem papel importante para o desenvolvimento e participação das mulheres no mercado de trabalho, na sociedade e no estímulo às relações familiares, mas ainda se mostram desconectadas dessas demandas. A pesquisa, realizada com 470 pessoas entre 16 e 50 anos em todo o Brasil.

O levantamento revelou que 86% dos entrevistados acreditam que as marcas possuem papel importante ou muito importante no desenvolvimento das mulheres. O público feminino foi maioria ao apontar que as marcas devem se preocupar com a oferta de oportunidades iguais de salário e carreira entre homens e mulheres (90% das mulheres e 74% dos homens) e devem atuar na oferta de soluções contra a violência, abuso e a favor da saúde mental para o público feminino (64% das mulheres e 48% dos homens). A maior parte dos entrevistados também acredita que as marcas devem oferecer capacitação técnica e profissional para o desenvolvimento das mulheres (73% dos homens e 70% das mulheres).

Ao apontar marcas que de fato representam o desenvolvimento feminino, os participantes da pesquisa apontaram a Natura em primeiro lugar (23%), Avon e Boticário (14% cada), Marisa (8%), Magalu e Dove (6% cada), Unilever (4%), Renner e C&A (3%). Porém, 20% dos entrevistados afirmaram não se lembrar de nenhuma marca que represente o desenvolvimento das mulheres.

Em relação à família, 45% das pessoas acreditam que as marcas podem facilitar relações familiares com suas propostas de valor e 63% das pessoas acreditam que as marcas têm a capacidade de minimizar uma eventual ausência de familiares. Porém, 26% dos entrevistados não lembram de nenhuma marca que represente família brasileira. Na sequência, aparecem Coca-Cola (20%), Sadia e Natura (10% cada), Havan (9%), Nestlé (8%), Qualy (7%), Netflix e Havaianas (6% cada) e WhatsApp (5%).

“Apesar de reconhecerem as marcas como facilitadoras de melhores futuros para as mulheres e suas famílias, os consumidores revelaram dificuldades para apontar as marcas que cumprem esse papel na vida dos entrevistados”, explica Ivan Scarpelli, sócio-fundador da Bloomers. “Há oportunidades importantes para que negócios se conectem à sociedade para atender às suas demandas e anseios reais. Para gestores de marca e líderes de negócio, o momento é de pensar se realmente suas estratégias de contato com as pessoas estão alinhadas com suas necessidades”, conclui.

Sobre a pesquisa 1902 da Bloomers

O levantamento 1902 é inspirado pelo filme “Uncle Josh at the moving picture show”, de Edwin Porter, um dos primeiros filmes da história do cinema, que estreou em fevereiro de 1902. A película traz um homem interagindo com três pequenas cenas exibidas em um projetor em um teatro de Vaudeville que motivaram a pesquisa ao redor de três temas centrais: o papel das mulheres e o olhar masculino sobre o feminino na sociedade; os impactos deixados com avanços da tecnologia em nossas vidas hoje e no futuro; e a função das relações familiares em um período de mudanças históricas, marcadamente a pandemia, a guerra e os recursos digitais.

“Nosso entendimento é o de que os três temas endereçados pelo filme se tornaram, desde sua primeira exibição, universais - e ainda um reflexo de tempos passados que se reproduzem no presente e influenciam o amanhã”, destaca Scarpelli. “O objetivo foi demonstrar como temas de ontem mantêm influência sobre o hoje e o futuro, e como as marcas podem direcionar suas vocações para a resolução de temas históricos que são críticos para o desenvolvimento da sociedade.

A pesquisa foi realizada com 470 pessoas entre 16 e 50 anos em todo o Brasil. A pesquisa possui 95% de confiança. Ao todo, foram realizadas dez questões distribuídas para os três temas. Além disso, também foram realizados questionamentos sobre o papel das marcas em relação a esses tópicos.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).