Você está em:
Postado há . Atualizado há

Estudo sobre a influência da educação na mobilidade social da população negra: município de Fortaleza nos bairro de Messejana e Cidade dos funcionários

Neste artigo, apresentamos como as relações raciais através da formação educacional podem influenciar no quadro ascendente de mobilidade social

RESUMO

Neste artigo, apresentamos como as relações raciais através da formação educacional podem influenciar no quadro ascendente de mobilidade social. A educação cumpre um papel de ser integrador de um mobilidade positiva para negros. No universo da pesquisa aplicada, através da metodologia que utiliza o sistema de comunicação na ciência, estudado por Garvey, percebeu-se que a mudança de ocupação ocorre mas, sem que haja uma mudança na classe social. No tocante aos resultados dessa pesquisa percebe-se como se mudassem de emprego mas, não de renda económica. A autoridade exercida é simbólica e não gera agregados financeiros ao status social. Conclui-se que, um bom desenvolvimento educacional pode impactar em toda a vida de um indivíduo e no seu coletivo, possibilitando tanto resultados financeiros quanto em seu status quo.

Palavras-chave:

Educação; mobilidade social; população negra; ensino.

ABSTRACT

In this article, we present how racial relations through educational training can influence the upward trend of social mobility. Education plays the role of integrating positive mobility for black people. In the universe of applied research, through the methodology that uses the communication system in science, studied by Garvey, it was noticed that the change of occupation occurs but without there being a change in social class. Regarding the results of this research, it is perceived as if they changed jobs but not economic income. The authority exercised is symbolic and does not generate financial additions to social status. It is concluded that good educational development can impact the entire life of an individual and their collective, enabling both financial results and their status quo.

Key words:

Education; social mobility; black population; teaching.

2

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por fim apresentar um estudo sobre a importância da educação na ascensão com vistas a mobilidade da população negra na atual sociedade piramidal brasileira, estratificada e desigual como ela é. A educação brasileira vem sofrendo movimentos instáveis rumo a estabelecer direção ao futuro. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, dos 50 milhões de brasileiros entre 14 e 29 anos de idade, 20% (10,1 milhões) não completaram alguma etapa do ensino fundamental ou médio.

Cury Alexandre Silva, retrata em seus trabalhos a importância da educação que tem a missão de ir além da transmissão de conhecimento teórico. Ela contribui diretamente no desenvolvimento neurológico, na formação cidadã e na aquisição de habilidades como tomada de decisões e ponderação sobre consequências, além das paralelas habilidades socioemocionais (VALENTE, 2017)

A problematização sobre educação desenvolvida na pesquisa para elaboração deste artigo, faz levantar os questionamentos de autores e destaco em especial a seguinte citação: “ É coerente também a assimilação da qualidade de um sistema público educacional e a prosperidade de uma nação, como visto nos países nórdicos (Suécia e Noruega, por exemplo), onde o investimento na educação teve uma consequência direta nos seus crescimentos e entrelaçou-se com suas economias (MELO, 2011)”

A principal hipótese da pesquisa está centrada na ausência da educação voltada para a prática do trabalho com qualidade que pode gerar quadros deficitários para as minorias e para as desigualdades sociais entre a população negra. Muitos deles rompem seus ciclos estudantis quando muitas vezes são obrigados a recorrerem a empregos enquanto jovens, diminuindo a taxa de retenção nas escolas e no ensino superior.

No mundo considerado moderno, ano 2023, o panorama dos debates epistemológicos nas ciências sociais têm sido alterado pelas contribuições de várias frentes, apontando para a redefinição de novas ontologias do social, dos objetos da pesquisa, sugerindo estratégias inovadoras, inseridos neste contexto, específico deste artigo, na população negra.

3

Justifica-se essa pesquisa pela natureza do assunto que cobre o aspecto da democratização da educação como ferramenta para atingir o maior incremento da mobilidade social brasileira da população negra, através do levantamento de dados e inserção de desenvolvimento de estratégias operacionais através da educação básica e superior para alavancar a condição sócio econômica e seu desempenho no mercado de trabalho.

Muitas ações na educação relacionadas à população negra têm sido implementadas, citando como política pública, a Lei 12.711 do ano de 2012 é uma política pública que tem marco legal da distribuição de cotas para 50% das vagas nas universidades públicas para candidatos que tenham cursado sua vida acadêmica integralmente em escolas públicas.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada de forma qualitativa com abordagem que compreende técnicas interpretativas, traduzindo o significado dos acontecimentos do mundo social e a mobilidade da população negra. Relacionou-se 120 respostas válidas de identificação da problemática, através de questionários que analisavam as questões da: mobilidade e ascensão profissional; a relação entre o mundo familiar e o sujeito profissional; dados demográficos e a percepção sobre a situação social dos respondentes no status social.

O propósito foi testar e investigar o que ainda não se domina por meio da compreensão do objeto de estudo, possibilitando a construção de uma teoria fundamentada, que surge dos dados de sua pesquisa, através de questionários levantados junto à população negra.

Para coletar os dados, foram elaboradas questões com múltipla escolha, afirmativas e questões abertas. Nas questões de múltipla escolha, o respondente deveria selecionar a(s) resposta(s) considerada(s) mais adequada(s) e nas questões com as afirmativas, atribuir uma nota (0 a 10) conforme o grau de concordância: quanto maior a concordância com as afirmações, maior deveria ser a nota atribuída.

A problematização teve como foco a análise da mobilidade social da população negra que identifica o processo educacional como item de importância para redução das desigualdades sociais e econômicas. A principal situação estudada foi a população da periferia de colégios de ensino médio da região de Messejana até o bairro da Cidade dos funcionários, num raio de

4

10 km, tendo como centro da questão os alunos que deste universo os 120 alunos que ingressaram na Faculdade Evoluir para cursar o ensino superior no curso de administração e no comunicação social, visando o desenvolvimento do potencial empreendedor e inovador.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Dos dados analisados obteve-se 77 respostas válidas (64,2% do total), de estrutura de conhecimento para assumir funções empreendedoras e inovadoras no âmbito do mercado profissional, sendo que 43 não tinham conhecimentos e formação para assumir funções de natureza que fossem, pois sentiam-se desmotivados para os estudos e por fim não conseguiram sua mobilidade social no âmbito profissional. Para a análise dos dados, foram utilizadas estatísticas descritiva e inferencial.

No viés que foi realizada a pesquisa, todas as pessoas têm perspectivas de ascensão socioeconômica e esse comportamento é acentuado quando essa população negra ingressa no ensino superior. A amostragem é considerada como resultado sem extrapolação, pois significa apenas, um indicativo da situação estudada.

A mobilidade intergeracional foi mensurada em famílias por renda, classe social, saúde, educação e outras medidas de bem-estar. Especificamente na educação, as estatísticas do universo dessa pesquisa demonstra que ainda existem fases ruins a ser trabalhadas que possam ser mérito de motivação junto a população negra. Qualquer que seja o nível educacional dos pais (médio ou superior, completo ou incompleto), a chance de os filhos atingirem o ensino superior é maior para as pessoas brancas em relação às pessoas negras.

CONCLUSÃO

Baseado na construção da teoria fundamentada, através do guia prático para análise qualitativa, do universo desta pesquisa, conclui-se que ainda carece de ações e programas para a ascensão por mobilidade da população negra através da educação. Ressalte-se que existe uma faixa etária que recebe o apoio dos pais e que tem o perfil de ser solteiro(a), universitário(a) e que mora com os pais, logo, ocupa a posição social de apoio aos seus incentivos de estudos e trabalhos.

5

De forma conclusiva, há a necessidade e importância de se criar meios facilitadores de inclusão satisfatória para a população negra, porque ainda carece de ações, fato este, que foi percebido na comunicação dos envolvidos nessa pesquisa. Relevante destacar o interesse dessa população negra por um programa de formação em diversidade, voltada para a promoção da população negra como foco coletivo de ascensão pela mobilidade, através da educação e da profissão.

Constatou-se que no contexto social foi criado um universo de pesquisa diferenciado junto à população negra de baixa, média e alta renda, com foco na abordagem de observar as reflexões e suas interferências em movimentos epistemológicos junto a sociedade de cenários profissionais urbanos no Município de Fortaleza.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa-ação tratada neste artigo traz a compreensão de que a educação possui o ônus de promover e dar garantias de convivência adequada e pacífica no âmbito social da população negra. O estudo da mobilidade social na população negra, em diferentes estudos de classe econômica, nos encaminha para uma reflexão sobre as desvantagens raciais junto a ascensão social da população negra.

Considerando que a classe média cresceu em termos absolutos e relativos, percebe-se que a população negra teve crescimento muito menor, quando comparamos os dados do IPEA, verificou-se que é muito pequena a quantidade de ngros na classe média.

As principais considerações sobre a ascensão social da população negra tem como maior obstáculo a discriminação racial existente em nossa sociedade. Considera-se que é de suma importância inserir essa população em estágios extra curriculares desde o início do seu curso de ensino superior, tornando a formação mais prática e inclusiva junto a sociedade profissional.

6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Kripka, Rosana Maria Luvezute., Scheller, Morgana. y Bonotto, Danusa de Lara. (2015). Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones UNAD, 14(2), 55-73.

https://hemeroteca.unad.edu.co/index.php/revista-de-investigaciones-unad/article/viewFile/14 55/1771 [ Links ]

Lima, Marcus Eugênio Oliveira., Neves, Paulo Sérgio da Costa. y Silva, Paula Bacellar. (2014). A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes. Revista Brasileira de Educação, 19(56), 141- 163. http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/v19n56/v19n56a08.pdf [ Links ]

Menezes, Naércio., Fernandes, Reinaldo., y Picchetti, Paulo. (2007). Educação e queda recente da desigualdade no Brasil. In: R. Barros, F. Paes, G. Ulyssea (Eds.), Desigualdade de renda no Brasil: uma análise da queda recente. Ipea. https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/Livrocompleto3.pdf [ Links ]

Pereira, Amilcar Araujo. (2011). A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela “reavaliação do papel do negro na história do Brasil”. Cadernos de História, 12(17), 25-45. http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/P.2237-8871.2011v12n 17p25 [ Links ]

MELO-Silva, L. L., Lassance, M. C. P., & Soares, D. H. P. A orientação profi ssional no contexto da educação e trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(2), 31-52.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba, n. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079.pdf> Acesso em: 18 fev. 2017. [ Links ]

SOARES, José; ALVES, Maria. Desigualdeades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 147, Janeiro/ Junho, 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ep/v29n01/v29n01a11.pdf

7

Peria, Michelle. (2004). Ação afirmativa: um estudo sobre a reserva de vagas para negros nas universidades públicas brasileiras. O caso do Estado do Rio de Janeiro (Dissertação de mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. http://flacso.org.br/?publication=acao-afirmativa-um-estudo-sobre-a-reserva-de-vagas-para-n

egros-nas-universidades-publicas-brasileiras-o-caso-do-estado-do-rio-de-janeiro [ Links ] Encyclopedia of Public Administration and Public Policy-5 Volume Set, ano 2020 •taylorfrancis.com

Mocelin, Cassia Engres. (2020). Uma análise marxiana da política de cotas no ensino superior público brasileiro. Revista Katálysis, 23(1), 101-110. https://www.scielo.br/j/rk/a/YFqV9GQNXbknqC4M9LF3SCG/?lang=pt [ Links ]

United Nations Development Programme. (2019). Human Development Report 2019 Beyond income, beyond averages, beyond today: Inequalities in human development in the 21st century. https://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr2019.pdf [ Links ]

* Elenito Elias da Costa (Professor Universitário)

** Marcos Antonio da Silva Costa (Prof., Faculdade Evoluir, 2023)

*** Terezinha Rodrigues Chaves (Profa. Dra., PhD, Faculdade Evoluir, 2023)


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).