Você está em:
DOU

Portaria SCS/MDIC Nº 11, de 09 de Outubro de 2009

Estabelece regras de atendimento e inscrição do Microempreendedor Individual - MEI.

O SECRETÁRIO DE COMÉRCIO E SERVIÇOS DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR, no uso da atribuição que lhe confere o art. 1º da Resolução nº 9, de 7 de outubro de 2009, do CGSIM, resolve:

Art. 1º Para a inscrição do MEI, a Junta Comercial deverá confrontar com a cópia do documento de identificação apenas e tão somente os seguintes dados constantes do Requerimento de Empresário (RE):

I - Nome civil do empresário;

II - Data de nascimento;

III - Número do documento de identificação e órgão emissor; e

IV - Assinatura do empresário.

§ 1º Para fins de conferência dos dados relacionados nos incisos I a IV, a Junta Comercial deverá aceitar qualquer documento oficial de identificação com validade no território nacional, na forma definida no item 1, da alínea c, inciso I, do art. 28 da Resolução CGSIM nº 2, de 01.07.2009.

§ 2º Não serão objeto de análise os campos do RE não relacionados neste artigo.

Art. 2º O campo "Assinatura da firma pelo empresário" não será objeto de crítica por parte da Junta Comercial, não sendo passível de cancelamento a inscrição do MEI.

Art. 3º No campo do RE destinado ao código da CNAE principal deverá ser informado o código correspondente à ocupação constante da tabela do Anexo desta portaria.

Art. 4º No campo do RE "Descrição do Objeto" deverá conter a descrição constante da tabela do Anexo desta portaria correspondente à ocupação do MEI.

Parágrafo único. Em qualquer caso não deverão ser considerados e nem ser objeto de crítica pela Junta Comercial quaisquer erros ortográficos ou eventuais complementos incorporados na descrição do objeto.

Art. 5º Caso não haja correspondência entre as assinaturas dispostas no RE e na cópia do documento de identificação, ou se a cópia do documento de identificação não foi juntada ao RE, o interessado deverá ser contatado para que tenha a oportunidade de substituir ou apresentar a cópia do documento.

Art. 6º Nas situações em que for constatada a necessidade de substituição do documento de identificação, do RE ou da Declaração de Enquadramento de ME, para fins do cotejo da assinatura ou mesmo da sua ausência, a Junta Comercial deverá informar a ocorrência à unidade de atendimento do SEBRAE Estadual.

§ 1º Assim que receber a informação da Junta Comercial, o SEBRAE Estadual comunicará a pendência ao MEI, orientando-o a comparecer à respectiva Junta Comercial com vistas à regularização da inscrição, evitando-se o seu cancelamento.

§ 2º A Junta Comercial deverá informar à unidade de atendimento do SEBRAE Estadual o nome civil do MEI, seu endereço, o motivo do impedimento da inscrição, assim como todos os dados disponíveis para contato tais como, número de telefone, endereço eletrônico, entre outros.

§ 3º Os casos de inscrição não regularizados no prazo de vinte dias, contados da data da comunicação ao SEBRAE Estadual, terão sua análise concluída pela Junta Comercial.

Art. 7º O MEI que teve sua inscrição cancelada e que não solicitou nova inscrição deverá ser contatado pelo SEBRAE Estadual a fim de receber orientação quanto aos procedimentos cabíveis para uma nova inscrição, na forma correta.

Parágrafo único. Caberá à Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior informar tempestivamente ao SEBRAE Estadual o nome do MEI, CPF, endereço residencial, telefone e e-mail da pessoa que efetuou os procedimentos de inscrição.

Art. 8º No caso em que o MEI se apresentar pessoalmente na Junta Comercial para a entrega de seu RE e sua Declaração de Enquadramento de Microempresa (ME), tais documentos deverão ser protocolados e analisados de forma que o interessado tenha o resultado imediatamente.

Parágrafo único. Se houver qualquer impedimento à inscrição do MEI, a Junta Comercial deverá prestar a orientação específica ao usuário com vistas a que, se for possível, seja corrigido imediatamente o problema identificado.

Art. 9º Em qualquer caso, o analista sempre deverá informar o motivo do cancelamento.

Art. 10. Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

EDSON LUPATINI JUNIOR

ANEXO

 

Ocupação
CNAE
Descrição do Objeto
Acabador de calçados
1531-9/02
Serviços de costura, pesponto e outros acabamentos em calçados de couro - Acabador de calçados
Açougueiro
4722-9/01
Comércio varejista de carnes - Acougueiro
Adestrador de animais
9609-2/03
Serviços de adestramento de animais - Adestrador de animais.
Adestrador de cães de guarda
8011-1/02
Serviços de adestramento de cães de guarda - Adestrador de cães de guarda
Agente de correio franqueado
5310-5/02
Serviços de Atividades de franqueadas e permissionárias do Correio Nacional - Agente de correio franqueado
Agente de viagens
7911-2/00
Serviço de organização e venda de viagens, pacotes turísticos e excursões - Agente de viagens
Agente funerário
9603-3/04
Serviços de funerárias - Agente funerário
Agente matrimonial
9609-2/02
Serviços de agenciamento matrimonial - Agente matrimonial
Alfaiate
1412-6/02
Confecção, sob medida, de peças do vestuário - Alfaiate
Alinhador de pneus
4520-0/04
Serviços de alinhamento de pneus de veículos automotores - Alinhador de pneus.
Amolador de artigos de cutelaria
9529-1/99
Serviços de reparação e manutenção de artigos de cutelaria - Amolador de artigos de cutelaria.
Animador de festas
9329-8/99
Serviços de animação e recreação em festas e eventos - Animador de festas.
Antiquário
4785-7/01
Comércio varejista de antigüidades - Antiquário
Aplicador agrícola
0161-0/01
Serviço de pulverização de lavouras e controle de pragas agrícolas - Aplicador agrícola
Apurador, coletor e fornecedor de recortes de matérias publicadas em jornais e revistas
6399-2/00
Serviço de levantamento de informações e fornecimento de sinopses das principais notícias na mídia impressa e/ou eletrônica - Apurador, coletor e fornecedor de recortes de matérias publicadas em jornais e revistas
Armador de ferragens na construção civil
2599-3/01
Fabricação de armações metálicas para a construção civil - Armador de ferragens na construção civil
Arquivista de documentos
8211-3/00
Serviços de arquivamento e de organização de documentos - Arquivista de documentos
Artesão de bijuterias
3212-4/00
Fabricação de bijuterias e artefatos semelhantes - Artesão de bijuterias
Artesão em borracha
2219-6/00
Fabricação de produtos artesanais em borracha - Artesão em borracha
Artesão em cerâmica
2349-4/99
Fabricação de produtos artesanais cerâmicos - Artesão em cerâmica
Artesão em cortiça, bambu e afins
1629-3/02
Fabricação de produtos artesanais de cortiça, bambu, palha, vime e outros materiais trançados - Artesão em cortiça, bambu e afins
Artesão em couro
1529-7/00
Fabricação de produtos artesanais em couro - Artesão em couro
Artesão em gesso
2330-3/99
Fabricação de produtos artesanais em gesso - Artesão em gesso
Artesão em louças, vidro e cristal
2399-1/01
Serviços de decoração, lapidação, gravação, vitrificação e outros trabalhos em louça, vidro e cristal - Artesão em louças, vidro e cristal
Artesão em madeira
1629-3/01
Fabricação de produtos artesanais em madeira - Artesão em madeira
Artesão em mármore
2391-5/03
Fabricação de produtos artesanais em mármore - Artesão em mármore
Artesão em materiais diversos
3299-0/99
Fabricação de produtos artesanais em materiais diversos - Artesão em materiais diversos
Artesão em metais
2599-3/99
Fabricação de produtos artesanais em metal - Artesão em metais. - Artesão em metais
Artesão em metais preciosos
3211-6/02
Fabricação de produtos artesanais em metais preciosos - Artesão em metais preciosos
Artesão em papel
1749-4/00
Fabricação de produtos artesanais em papel - Artesão em papel.
Artesão em plástico
2229-3/99
Fabricação de produtos artesanais em material plástico - Artesão em plástico. - Artesão em plástico
Artesão em vidro
2319-2/00
Fabricação de produtos artesanais em vidro - Artesão em vidro
Astrólogo
9609-2/99
Serviços de astrologia - Astrólogo.
Azulejista
4330-4/05
Serviços de colocação de azulejos - Azulejista.
Balanceador de pneus
4520-0/04
Serviços de balanceamento de pneus de veículos automotores - Balanceador de pneus.
Baleiro
4721-1/04
Comércio varejista de doces, balas, bombons, confeitos e semelhantes - Baleiro
Banhista de animais domésticos
9609-2/03
Serviços de banho em animais domésticos - Banhista de animais domésticos.
Barbeiro
9602-5/01
Serviços de barbearia - Barbeiro.
Barqueiro
5099-8/99
Serviços de transportes aquaviários por meio de barca - Barqueiro.
Barraqueiro
4712-1/00
Comércio varejista de mercadorias em geral com predominância de produtos alimentícios - Barraqueiro.
Bikeboy (ciclista mensageiro)
5320-2/02
Serviços de entrega rápida com utilização de bicicleta - Bikeboy.
Boiadeiro/vaqueiro
0162-8/03
Serviço de manejo de animais: condução e pastoreio - Boiadeiro/vaqueiro
Bolacheiro/Biscoiteiro
1092-9/00
Fabricação de biscoitos, bolachas, casquinhas para sorvetes e fôrmas para recheios - Bolacheiro/Biscoiteiro
Bombeiro hidráulico
4322-3/01
Serviços de instalação e manutenção hidráulica - Bombeiro hidráulico.
Boneleiro (fabricante de bonés)
1414-2/00
Fabricação de bonés - Boneleiro (fabricante de bonés)
Bordadeira
1340-5/99
Confecção de bordados - Bordadeira.
Borracheiro
4520-0/06
Serviços de borracharia para veículos automotores
Britador
2391-5/01
Serviço de britamento de pedras não associado à extração - Britador
Cabeleireiro
9602-5/01
Serviços de cabeleireiro - Cabeleireiro
Caçador
0170-9/00
Serviço de caça convencional, captura de animais, mortos ou vivos, para alimentação, para obtenção de couros e peles, para pesquisa, para utilização em zoológicos ou como animais de estimação - Caçador
Calafetador
4330-4/05
Serviços de aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores - Calafetador.
Caminhoneiro de cargas não perigosas
4930-2/02
Serviços de transporte rodoviário de cargas não perigosas - Caminhoneiro de cargas não perigosas
Cantor/Músico independente
9001-9/02
Serviço de entretenimento musical - Cantor/músico independente
Capoteiro
4520-0/01
Serviços de recondicionamento de bancos de veículos automotores - Capoteiro.
Carpinteiro
1622-6/99
Fabricação de estruturas de madeira para telhados, portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material para construção - Carpinteiro
Carpinteiro instalador
4330-4/02
Serviços em estruturas de madeira para telhados, instalação de portas, janelas, tetos, divisórias e armários embutidos de qualquer material - Carpinteiro instalador
Carregador (veículos de transportes terrestres)
5212-5/00
Serviços de carga e descarga de produtos - Carregador (veículos de transportes terrestres)
Carregador de malas
9609-2/99
Serviços de transporte de malas - Carregador de malas.
Carroceiro
3811-4/00
Serviços de transporte de carga em carroça - Carroceiro
Cartazeiro
8299-7/99
Serviços de produção de cartazes - Cartazeiro.
Chapeleiro
1414-2/00
Fabricação de chapéus - Chapeleiro
Chaveiro
9529-1/02
Serviço de execução de cópia de chaves, abertura de cofres e fechaduras - Chaveiros.
Chocolateiro
1093-7/01
Fabricação de pasta e derivados de cacau, bem como bombons, chocolates e farinhas à base de chocolate - Chocolateiro
Churrasqueiro ambulante
5612-1/00
Comércio varejista ambulante de churrasco de carne - Churrasqueiro ambulante.
Churrasqueiro em domicílio
5620-1/02
Serviços de preparação e fornecimento de carnes para banquetes e recepções - Churrasqueiro.
Clicherista
1821-1/00
Serviços de pré-impressão gráfica - Clicherista
Cobrador de dívidas
8291-1/00
Serviço de cobranças de dívidas - Cobrador
Colchoeiro
3104-7/00
Fabricação de colchões - Colchoeiro
Coletor de resíduos perigosos
3812-2/00
Serviços de coleta de resóduos perigosos - Coletor de resíduos perigosos
Colhedor de castanha-do-pará
0220-9/03
Serviço de coleta de castanha-do-pará em florestas nativas - Colhedor de castanha-do-pará
Colhedor de palmito
0220-9/05
Serviço de coleta de palmito em florestas nativas - Colhedor de Palmito
Colhedor de produtos não madeireiros
0220-9/99
Serviço de coleta de produtos não madeireiros em florestas nativas: babaçu, cera de carnaúba, resinas e produtos florestais silvestres - Colhedor de produtos não madeireiros
Colocador de piercing
9609-2/99
Serviços pessoais de colocação de piercing - Colocador de piercing.
Colocador de revestimentos
4330-4/05
Serviços de aplicação de revestimentos em interiores e exteriores em construções comerciais ou domiciliares - Colocador de revestimentos.
Comerciante de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
4789-0/04
Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação - Comerciante de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação
Comerciante de artigos de armarinho
4755-5/02
Comercio varejista de artigos de armarinho - Comerciante de artigos de armarinho
Comerciante de artigos de caça, pesca e camping
4763-6/04
Comércio varejista de artigos de caça, pesca e camping - Comerciante de artigos de caça, pesca e camping
Comerciante de artigos de cama, mesa e banho
4755-5/03
Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho - Comerciante de artigos de cama, mesa e banho
Comerciante de artigos de colchoaria
4754-7/02
Comércio varejista de artigos de colchoaria - Comerciante de artigos de colchoaria
Comerciante de artigos de cutelaria
4759-8/99
Comércio varejista de artigos de cutelaria - Comerciante de artigos de cutelaria
Comerciante de artigos de iluminação
4754-7/03
Comércio varejista de artigos de iluminação - Comerciante de artigos de iluminação
Comerciante de artigos de joalheria
4783-1/01
Comércio varejista de artigos de joalheria - Comerciante de artigos de joalheria
Comerciante de artigos de óptica
4774-1/00
Comércio varejista de artigos de óptica - Comerciante de artigos de óptica
Comerciante de artigos de relojoaria
4783-1/02
Comércio varejista de artigos de relojoaria - Comerciante de artigos de relojoaria
Comerciante de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas
4759-8/01
Comércio varejista de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas - Comerciante de artigos de tapeçaria, cortinas e persianas
Comerciante de artigos de viagem
4782-2/02
Comércio varejista de artigos de viagem - Comerciante de artigos de viagem
Comerciante de artigos do vestuário e acessórios
4781-4/00
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios - Comerciante de artigos do vestuário e acessórios
Comerciante de artigos eróticos
4789-0/99
Comércio varejista de artigos eróticos - Comerciante de artigos eróticos
Comerciante de artigos esportivos
4763-6/02
Comércio varejista de artigos esportivos - Comerciante de artigos esportivos
Comerciante de artigos fotográficos e para filmagem
4789-0/08
Comércio varejista de artigos fotográficos e para filmagem - Comerciante de artigos fotográficos e para filmagem
Comerciante de artigos funerários
4789-0/99
Comércio varejista de artigos funerários - Comerciante de artigos funerários
Comerciante de artigos médicos e ortopédicos
4773-3/00
Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos - Comerciante de artigos médicos e ortopédicos
Comerciante de artigos para habitação
4759-8/99
Comércio varejista de artigos para habitação de vidro, cristal, porcelana, borracha, plástico, metal, madeira, vime, bambu e outros similares
Comerciante de artigos usados
4785-7/99
Comércio varejista de artigos usados - Comerciante de artigos usados
Comerciante de bebidas
4723-7/00
Comércio varejista de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, não consumidas no local de venda - Comerciante de bebidas
Comerciante de bicicletas e triciclos; peças e acessórios
4763-6/03
Comércio varejista de bicicletas e triciclos; peças e acessórios - Comerciante de bicicletas e triciclos; peças e acessórios
Comerciante de bijuterias e artesanatos
4789-0/01
Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos - Comerciante de bijuterias e artesanatos.
Comerciante de brinquedos e artigos recreativos
4763-6/01
Comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos - Comerciante de brinquedos e artigos recreativos
Comerciante de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas
4744-0/04
Comércio varejista de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas - Comerciante de cal, areia, pedra britada, tijolos e telhas
Comerciante de calçados
4782-2/01
Comércio varejista de calçados - Comerciante de calçados
Comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria
4772-5/00
Comércio varejista de cosméticos e produtos de perfumaria - Comerciante de cosméticos e artigos de perfumaria.
Comerciante de discos, CDs, DVDs e fitas
4762-8/00
Comércio varejista de discos, CDs, DVDs e fitas - Comerciante de discos, CDs, DVDs e fitas
Comerciante de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
4753-9/00
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo - Comerciante de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
Comerciante de embalagens
4789-0/99
Comércio varejista de embalagens - Comerciante de embalagens
Comerciante de equipamentos de telefonia e comunicação
4752-1/00
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação - Comerciante de equipamentos de telefonia e comunicação
Comerciante de equipamentos e suprimentos de informática
4751-2/00
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática - Comerciante de equipamentos e suprimentos de informática
Comerciante de equipamentos para escritório
4789-0/07
Comércio varejista de equipamentos para escritório - Comerciante de equipamentos para escritório
Comerciante de extintores de incêndio
4789-0/99
Comércio varejista de extintores de incêndio - Comerciante de extintores de incêndio
Comerciante de ferragens e ferramentas
4744-0/01
Comércio varejista de ferragens e ferramentas - Comerciante de ferragens e ferramentas
Comerciante de flores, plantas e frutas artificiais
4789-0/99
Comércio varejista de flores, plantas e frutas artificiais - Comerciante de flores, plantas e frutas artificiais
Comerciante de fogos de artifício
4789-0/06
Comércio varejista de fogos de artifício e artigos pirotécnicos - Comerciante de fogos de artifício
Comerciante de gás liqüefeito de petróleo (GLP)
4784-9/00
Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (GLP) - Comerciante de gás liqüefeito de petróleo (GLP)
Comerciante de instrumentos musicais e acessórios
4756-3/00
Comércio varejista especializado de instrumentos musicais e acessórios - Comerciante de instrumentos musicais e acessórios
Comerciante de laticínios
4721-1/03
Comércio varejista de leite e derivados - Comerciante de laticínios.
Comerciante de lubrificantes
4732-6/00
Comércio varejista de lubrificantes para uso automotivo e para outros usos - Comerciante de lubrificantes
Comerciante de madeira e artefatos
4744-0/02
Comércio varejista de madeira e artefatos - Comerciante de madeira e artefatos
Comerciante de materiais de construção em geral
4744-0/99
Comércio varejista de materiais de construção em geral - Comerciante de materiais de construção em geral
Comerciante de materiais hidráulicos
4744-0/03
Comércio varejista de materiais hidráulicos - Comerciante de materiais hidráulicos
Comerciante de material elétrico
4742-3/00
Comércio varejista de material elétrico - Comerciante de material elétrico
Comerciante de medicamentos veterinários
4771-7/04
Comércio varejista de medicamentos veterinários - Comerciante de medicamentos veterinários
Comerciante de miudezas e quinquilharias
4713-0/02
Comércio varejista não especializado, sem predominância de gêneros alimentícios, de miudezas e quinquilharias - Comerciante de miudezas e quinquilharias
Comerciante de móveis
4754-7/01
Comércio varejista de móveis - Comerciante de móveis
Comerciante de objetos de arte
4789-0/03
Comércio varejista de objetos de arte - Comerciante de objetos de arte
Comerciante de peças e acessórios novos para veículos automotores
4530-7/03
Comércio varejista de peças e acessórios novos para veículos automotores - Comerciante de peças e acessórios novos para veículos automotores
Comerciante de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico
4757-1/00
Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação - Comerciante de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico
Comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas
4541-2/05
Comércio varejista de peças e acessórios para motocicletas e motonetas - Comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas
Comerciante de peças e acessórios usados para veículos automotores
4530-7/04
Comércio varejista de peças e acessórios usados para veículos automotores - Comerciante de peças e acessórios usados para veículos automotores
Comerciante de perucas
4789-0/99
Comércio varejista de perucas - Comerciante de perucas
Comerciante de plantas e flores naturais
4789-0/02
Comércio varejista de plantas e flores naturais - Comerciante de plantas e flores naturais
Comerciante de pneumáticos e câmaras-de-ar
4530-7/05
Comércio varejista de pneumáticos e câmaras-de-ar - Comerciante de pneumáticos e câmaras-de-ar
Comerciante de produtos de limpeza, inseticidas, raticidas e produtos para piscinas
4789-0/05
Comércio varejista de produtos saneantes domissanitários - Comerciante de produtos de limpeza, inseticidas, raticidas e produtos para piscinas
Comerciante de produtos de panificação
4721-1/02
Comércio varejista de pães e roscas, bolos, tortas e outros produtos de padaria - Comerciante de produtos de panificação
Comerciante de produtos de tabacaria
4729-6/01
Comércio varejista de cigarros, charutos, cigarrilhas, fumo em rolo ou em corda, fumo desfiado ou em pó, isqueiros, piteiras e cachimbos - Comerciante de produtos de tabacaria
Comerciante de produtos farmacêuticos homeopáticos
4771-7/03
Comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos - Comerciante de produtos farmacêuticos homeopáticos
Comerciante de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
4771-7/02
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas - Comerciante de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
Comerciante de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
4771-7/01
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas - Comerciante de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
Comerciante de produtos para festas e natal
4789-0/99
Comércio varejista de produtos para festas e natal - Comerciante de produtos para festas e natal
Comerciante de produtos religiosos
4789-0/99
Comércio varejista de produtos religiosos - Comerciante de produtos religiosos
Comerciante de redes para dormir
4789-0/99
Comércio varejista de redes para dormir - Comerciante de redes para dormir
Comerciante de sistema de segurança residencial
4759-8/99
Comércio varejista de sistema de segurança residencial - Comerciante de sistema de segurança residencial
Comerciante de tecidos
4755-5/01
Comércio varejista de tecidos - Comerciante de tecidos
Comerciante de tintas e materiais para pintura
4741-5/00
Comércio varejista de tintas e materiais para pintura - Comerciante de tintas e materiais para pintura
Comerciante de toldos e papel de parede
4759-8/99
Comércio varejista de toldos e de papel de parede - Comerciante de toldos e papel de parede
Comerciante de vidros
4743-1/00
Comércio varejista de vidros - Comerciante de vidros
Compoteiro
1031-7/00
Fabricação de frutas em calda (compotas), doces em massas ou pastas e geléias - Compoteiro
Concreteiro
2330-3/05
Preparação de massa de concreto e argamassa para construção - Concreteiro
Confeccionador de carimbos
3299-0/02
Confecção de carimbos - Confeccionador de carimbos
Confeccionador de fraldas descartáveis
1742-7/01
Fabricação de fraldas descartáveis - Confeccionador de fraldas descartáveis
Confeiteiro
1091-1/00
Fabricação de produtos de confeitaria - Confeiteiro
Contador/técnico contábil
6920-6/01
Prestação de serviços contábeis - Contador/técnico contábil
Costureira
1412-6/02
Confecção, sob medida, de peças do vestuário - Costureira
Cozinheira que fornece refeições prontas e embaladas para consumo
5620-1/04
Serviços de preparação de alimentos para consumo - Cozinheira
Criador de animais domésticos
0159-8/02
Serviços de criação de animais domésticos - Criador de animais domésticos
Criador de peixes ornamentais em água doce
0322-1/04
Serviços de criação de peixes ornamentais em água doce - Criador de peixes ornamentais em água doce
Criador de peixes ornamentais em água salgada
0321-3/04
Serviços de criação de peixes ornamentais em água salgada e salobra - Criador de peixes ornamentais em água salgada
Crocheteira
1412-6/01
Confecção de produtos de crochet - Crocheteira
Cuidador de idosos e enfermos
8712-3/00
Serviço de acompanhamento de idosos e enfermos em domicílio - Cuidador de idosos e enfermos
Cunhador de moedas e medalhas
3211-6/03
Serviço de cunhagem de moedas e de medalhas - Cunhador de moedas e medalhas
Curtidor de couro
1510-6/00
Serviços de curtimento e outras preparações de couro - Curtidor de couros
Dedetizador
8122-2/00
Serviços de imunização, dedetização e controle de pragas urbanas - Dedetizador
Depiladora
9602-5/02
Serviços de depilação - Depiladora