Você está em:
Postado há . Atualizado há

Mulheres são apenas 22% da força de trabalho no setor - como cripto pode ser mais inclusivo?

O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano, "Inspire Inclusion", destaca que ainda há muito a ser feito para tornar as carreiras em tecnologia mais inclusivas

Fonte: A Autora

O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano, "Inspire Inclusion", destaca que ainda há muito a ser feito para tornar as carreiras em tecnologia mais inclusivas. O cenário vem mudando muito lentamente, especialmente em setores dominados por homens, como o de cripto, em que a representação feminina em cargos sênior é de apenas 22,39%, em comparação com 77,61% para os homens.

Muitas vezes, as mulheres sentem como se não pertencessem ao setor e optam por não participar de áreas relacionadas a STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) no início da vida devido à falta de acesso às oportunidades disponíveis. Isso se inicia na esfera educacional - quando eu estava na universidade estudando ciência da computação, havia apenas três meninas em toda a minha turma de 50 alunos.

Para desenvolver a diversidade no setor, precisamos nos concentrar na criação de uma cultura inclusiva que estimule o talento feminino. Muitas das barreiras que as mulheres enfrentam quando se trata de seguir uma carreira em tech se devem à falta de engajamento, de confiança, a estereótipos sociais ultrapassados, a uma cultura intimidadora dominada por homens e à falta de modelos para se inspirar.

Precisamos ser modelos e mentoras para a próxima geração, inspirando-as a demonstrar o que elas podem alcançar. Os eventos promovidos no setor e as conferências de recrutamento são uma ótima oportunidade de reconhecer e preservar talentos sub-representados para quebrar essas normas e apresentar os vários caminhos de carreira para as mulheres. Também precisamos de mais defensores que colaborem com esse processo. Não precisamos ser, necessariamente, apenas mulheres defendendo mulheres.


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).