Você está em:
Postado há . Atualizado há

A importância do Exame de Qualificação Técnica do CFC

Ao ser aprovado, o profissional é incluído no Cadastro Nacional de Auditores Independentes ou no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis

Fonte: A Autora

Estão abertas as inscrições para o Exame de Qualificação Técnica (EQT) realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). De acordo com o Edital n.º 1/2024, as provas serão aplicadas em formato presencial pelo Instituto Consulplan, entre os dias 22 e 27 de abril, em todo o território nacional, em atendimento à 26ª edição do registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e à 9ª edição do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC).

“O exame é um pré-requisito para profissionais que pretendem atuar como auditores nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pelas sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelas sociedades supervisionadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), bem como para os profissionais que desejam operar como peritos contábeis”, explica o vice-presidente de Registro do CFC, Carlos Henrique do Nascimento.

O EQT é voltado para todos os contadores com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade. Após a aprovação, o profissional é incluído no CNAI e/ou no CNPC do CFC. Para se manter nos cadastros, é preciso cumprir uma pontuação anual obrigatória no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Essa pontuação é obtida por meio da participação em cursos credenciados, conforme previsto na Norma Brasileira de Contabilidade, NBC PG 12 (R4).

“Os contadores que fazem parte dos cadastros são qualificados e estão sempre se atualizando para poder oferecer um trabalho de excelência para a sociedade. Dessa forma, um dos objetivos principais do EQT é estimular o aperfeiçoamento constante dos profissionais na execução do trabalho a ser desenvolvido no setor de Auditoria Independente e de Perícia Contábil. Há uma grande demanda do mercado na área. Portanto, a aprovação no exame é um diferencial na carreira”, afirma.

O EQT será composto de provas escritas, com questões objetivas de múltipla escolha e questões dissertativas. As inscrições podem ser realizadas até as 16h do dia 7 de março, pelo site oficial da banca examinadora (www.institutoconsulplan.org.br). A taxa de inscrição para cada prova é de R$244,00, a ser recolhida via boleto bancário.

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Mais informações: [email protected]


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).