Você está em:
Postado há 0000-00-00 00:00:00

Receita envia alerta de irregularidades para contribuintes do Simples Nacional

A Receita Federal lançou no dia 13 de setembro o programa Alerta Simples Nacional,

 A Receita Federal lançou no dia 13 de setembro o programa Alerta Simples Nacional, que permite a autorregularização das empresas que estão no sistema. Os contribuintes incluídos no Simples Nacional que acessarem o portal receberão um alerta para que possam corrigir erros e inconsistências.

Na primeira fase, serão emitidos 29 mil alertas sobre as irregularidades. Os avisos serão vistos até o fim de outubro e, a Receita começa a fiscalização dos que não fizeram as correções a partir de dezembro.  A multa para quem for pego varia de 75% a 225% do valor devido.

A Receita estima que a diferença entre o que é informado na Declaração Anual do Simples Nacional e o valor coletado de fato pela Receita Federal cheguem a aproximadamente R$ 6 bilhões.

Atualmente, existem mais de 3,4 milhões de contribuintes que optam pelo Simples, que é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e que abrange todos os entes federados: União, Estados, Distrito Federal e Municípios, administrado por um Comitê Gestor.

 

É importante ressaltar que o Programa Alerta Simples Nacional:

 

“1º Não altera as condições de espontaneidade do contribuinte para promover a retificação das declarações prestadas ao Fisco;

2º Não atesta a regularidade fiscal para os contribuintes que não receberem a comunicação; e

3º Não restringe a hipótese de autorregularização apenas aos contribuintes que receberam a comunicação da Receita Federal.”


Entre no grupo do Contadores.cnt.br no WhatsApp/Telegram e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

CompartilheNas redes sociais
Outros ArtigosDo dia 18 de October de 2013