• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Procuradorias estruturam painel de controle de ações judiciais

Projeto pretende reunir informações de processos tributários da União, estados e municípios e ampliar a integração na defesa fiscal

Procuradorias da União, dos estados e dos municípios estão estruturando um painel de controle de ações judiciais tributárias para reunir informações sobre processos e ampliar a integração na defesa das fazendas públicas. A iniciativa é coordenada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), em articulação com procuradorias que integram o Conselho Nacional da Advocacia Fiscal (Conap).

A proposta é criar uma base compartilhada de informações sobre os processos tributários em andamento. Em uma etapa posterior, o projeto deverá organizar as principais teses discutidas judicialmente, com o objetivo de facilitar a atuação conjunta dos órgãos.

Painel deve reunir dados dos processos

A primeira etapa do projeto prevê a consolidação de metadados processuais, como número do processo, partes envolvidas e órgão judicial responsável pela análise da ação.

A partir dessa base, as procuradorias poderão identificar processos que discutem questões semelhantes e mapear os principais temas tributários levados ao Judiciário.

A intenção é avançar gradualmente do compartilhamento de informações processuais para o compartilhamento de teses tributárias e, posteriormente, para uma maior harmonização dos argumentos utilizados nas ações judiciais.

Reforma Tributária está entre os temas

A organização das informações ganha relevância diante do aumento da complexidade do sistema tributário e da transição para o novo modelo criado pela Reforma Tributária.

O mapeamento poderá permitir que as procuradorias acompanhem de forma mais estruturada os questionamentos judiciais relacionados à tributação e identifiquem temas que estejam sendo discutidos simultaneamente em diferentes esferas do poder público.

A proposta também prevê a possibilidade de compartilhamento de informações sobre dívida ativa e de conhecimentos relacionados à tecnologia utilizada pelas diferentes procuradorias.

Projeto ainda está em estruturação

O painel não deve entrar em funcionamento de forma imediata. A iniciativa depende da integração dos sistemas utilizados pelas procuradorias e da definição de protocolos para governança e compartilhamento das informações.

A implantação é tratada como um projeto de médio e longo prazo. A ideia é, inicialmente, criar uma base comum de dados e, posteriormente, ampliar o nível de integração entre os órgãos.

Para as empresas e profissionais que acompanham o contencioso tributário, a iniciativa pode representar uma mudança na forma como o poder público organiza informações sobre disputas judiciais. O compartilhamento de dados tende a facilitar a identificação de temas recorrentes e de processos que tratam de questões semelhantes.

Integração entre os entes

Atualmente, União, estados e municípios possuem estruturas próprias para acompanhar processos e defender seus interesses em juízo. O novo painel busca aproximar essas bases de informações.

A proposta é que a integração permita identificar com maior rapidez teses tributárias repetidas, processos relacionados e questões de interesse comum entre os diferentes níveis da administração pública.

O projeto, contudo, ainda está em fase inicial e deverá passar por etapas de desenvolvimento tecnológico e definição das regras para compartilhamento dos dados antes de uma implementação mais ampla.