• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Eleições: conheça os direitos trabalhistas dos convocados

As eleições de 2026 se aproximam e trabalhadores convocados para atuar nas eleições possuem direitos e deveres a serem cumpridos, obrigatoriamente, bem como as empresas

As eleições de 2026 se aproximam e trabalhadores convocados para atuar nas eleições possuem direitos e deveres a serem cumpridos, obrigatoriamente, bem como as empresas. Além disso, empregados têm respaldo na legislação eleitoral para exercer o direito/dever ao voto. Confira as principais dúvidas sobre os direitos trabalhistas nas eleições, que impactam empresas e trabalhadores.

Resumo rápido

  • As eleições de 2026 ocorrem em 4 de outubro, com segundo turno em 25 de outubro, se houver.
  • O prazo para regularizar título de eleitor ou pedir transferência já se esgotou para este ano.
  • O dia da eleição é feriado nacional; se o empregado trabalhar, tem direito a folga ou pagamento em dobro.
  • Um dos direitos trabalhistas nas eleições é que a empresa deve liberar tempo suficiente para o empregado votar, sem prejuízo da remuneração.
  • Empregado convocado para as eleições (mesário, por exemplo) tem direito a folga remunerada em dobro dos dias de convocação.
  • A empresa pode proibir o uso de camisetas de candidatos no ambiente de trabalho.
  • Propaganda e assédio eleitoral são proibidos no ambiente de trabalho, sob determinação do TSE, com denúncia possível aos Tribunais Regionais do Trabalho.

Quando serão as eleições de 2026?

A Constituição Federal determina que as eleições devem ocorrer sempre no primeiro domingo do mês de outubro. E o segundo turno, se houver, deve ser no último domingo do mês. Neste ano, estas datas caem nos dias 4 e 25 de outubro. Os cargos elegíveis para estas eleições são: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.

O empregado pode faltar ao trabalho para regularizar o título de eleitor ou solicitar transferência?

Sim, a legislação afirma que o empregado pode deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário e, para se alistar como eleitor ou pedir transferência. Porém, a ausência não pode passar de dois dias, consecutivos ou não, observando o calendário fixado pela Justiça Eleitoral. No entanto, para estas eleições de 2026, o prazo para alistamento e transferência já se esgotou.

O dia da eleição é um dia normal de trabalho?

Não. O dia da eleição é feriado nacional. Conforme determina o artigo 380 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) será feriado nacional o dia em que se realizarem eleições cuja data seja fixada na Constituição Federal. E a Constituição Federal fixa as datas das eleições nos artigos 29 e 77.

Então, nas empresas autorizadas a trabalhar em feriados, se o empregado trabalhar neste dia, o empregador é obrigado a conceder outro dia de folga ou pagar em dobro a remuneração do dia do feriado trabalhado.

A empresa precisa liberar o colaborador para ir votar nas Eleições 2026?

Sim. Inclusive, impedir o exercício do voto é crime eleitoral e o responsável pode pegar até seis meses de prisão. Portanto, a empresa autorizada a trabalhar em feriado, deve conceder tempo suficiente para que os empregados possam exercer seu direito de voto, considerando distância e possíveis filas nas zonas eleitorais, sem prejuízo da remuneração do tempo efetivamente gasto.

Outro ponto que merece atenção é que a empresa também deve respeitar o direito de voto dos empregados que não são obrigados a votar, como analfabetos, maiores de 70 anos e jovens maiores de 16 e menores de 18 anos. É bom ter em mente que “o voto é um direito/dever que tem preferência sobre qualquer outro”.

A empresa pode descontar o dia do empregado convocado para trabalhar nas eleições?

Não. Os eleitores nomeados para compor as mesas receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, pelo dobro dos dias da convocação.

Portanto, a legislação determina que o empregado que foi convocado terá direito a folga remunerada pelo dobro dos dias de convocação. Ou seja, quem for convocado para trabalhar só nos dois dias da eleição, por exemplo, terá direito a quatro dias de folga remunerada. Assim, não há que se falar em desconto no salário.

O empregador pode proibir o uso de camisetas de candidatos no âmbito da empresa?

Sim. O empregador poderá estabelecer que aos empregados é proibido, no âmbito da empresa, usar camisetas de candidatos, buttons, distintivos, adesivos, etc.

Propaganda e assédio eleitoral são proibidos no ambiente de trabalho

O empregador que descumprir a proibição fica sujeito a responder nos termos da legislação eleitoral, além de poder ser denunciado ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério Público Eleitoral.

É proibida a propaganda e o assédio eleitoral no ambiente de trabalho

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe, taxativamente, a propaganda eleitoral e o assédio eleitoral em ambiente de trabalho público ou privado, ficando o empregador que descumprir a determinação sujeito a responder nos termos da legislação eleitoral. O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) já definiu o que caracteriza esse tipo de conduta nas relações de trabalho, e denúncias podem ser feitas junto aos Tribunais Regionais do Trabalho.

(Resolução TSE nº 23.755/2026 e Resolução CSJT nº 452/2026)