• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Apenas 46% das empresas contábeis anteciparam impactos da Reforma Tributária

Empresas já buscam estratégias para driblar as mudanças da Reforma Tributária; veja como o contador pode atuar.

Uma pesquisa conduzida pela Deloitte, focada no universo contábil, revela que menos da metade das empresas brasileiras (46%) dedicou tempo para avaliar os possíveis efeitos da reforma tributária em suas operações.

O estudo, intitulado "Tax do Amanhã", entrevistou 172 empresas de diversos setores e trouxe à tona um panorama da postura atual das empresas diante das mudanças tributárias em curso.

Entre aquelas que ainda não iniciaram qualquer análise sobre o assunto, 45% alegam que estão à espera da publicação das leis complementares que detalharão as novas regras dos impostos sobre o consumo.

Essas leis, que aguardam tramitação no Congresso Nacional, são vistas como uma peça-chave para o entendimento mais preciso dos impactos da reforma.

Dentre as empresas que realizaram projeções, destaca-se um grupo específico: aquelas que atualmente se beneficiam de algum tipo de incentivo fiscal. Nesse grupo, 61% estão considerando novas estratégias.

Entre as táticas que devem realizar estão a mudança de localização ou de fornecedores, visando manter a competitividade diante do temor de um eventual aumento na carga tributária, o que poderia impactar negativamente suas margens e, consequentemente, os preços praticados.

Por outro lado, a maioria das empresas (64%) planeja manter seu modelo de operação atual.

Os entrevistados demonstram confiança de que a reforma tributária trará benefícios, como simplificação dos impostos (78%), maior transparência sobre a carga tributária (59%) e redução das obrigações acessórias (53%).

Entretanto, há preocupações significativas em relação à fase de transição da reforma tributária. Dentre as principais estão o aumento de custos não previstos (41%), a insegurança jurídica (39%), a perda de incentivos (37%), a perda de créditos (30%) e a possibilidade de duplicação de impostos (29%).

Pontos de atenção da reforma tributária

Especialistas alertam que, apesar da espera pelas leis complementares, já é possível realizar projeções e planejamentos estratégicos. Um dos pontos de atenção é o prazo estipulado para o fim de muitos incentivos fiscais, em 2032, o que demanda preparação desde já.

Outro aspecto relevante é a Zona Franca de Manaus (ZFM), que voltou ao radar das empresas que conduziram estudos de impacto. A região, atualmente isenta de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), recebeu garantias de diferenciais tributários competitivos no texto aprovado pelos legisladores.

Apesar da postura mais passiva de algumas empresas, que aguardam a regulamentação, especialistas recomendam que os contadores estejam preparados para diferentes cenários. É essencial entender os limites das discussões e os possíveis impactos nos negócios de seus clientes.

Em um cenário futuro, o setor de serviços é apontado como um dos mais afetados pela reforma tributária, especialmente devido ao aumento previsto na alíquota do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) . Como lidar com essa questão ainda é uma incógnita para muitos profissionais da contabilidade.

A pesquisa também destaca a necessidade de profissionais qualificados no mercado contábil, especialmente aqueles que combinam conhecimento tributário com habilidades tecnológicas. O uso de tecnologias, como inteligência artificial, é apontado como uma prioridade de investimento para muitos contadores no futuro próximo.

CONBCON 2024

O Congresso Online Brasileiro de Contabilidade (CONBCON) abordará as mudanças da reforma tributária, como os profissionais contábeis podem gerar mais oportunidades de negócio, além de contar com conteúdos voltados à tecnologia.

O evento é online e gratuito. Para participar, basta clicar neste link.