• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inconsistências no cadastro da empresa são a principal razão para a SEFAZ denegar o documento

A Nota Fiscal (NF) é o documento oficial de registro de venda de um produto ou de uma prestação de serviço. Sua emissão é obrigatória e essencial para gerenciar as finanças de um negócio.

A Nota Fiscal (NF) é o documento oficial de registro de venda de um produto ou de uma prestação de serviço. Sua emissão é obrigatória e essencial para gerenciar as finanças de um negócio.

Mas, mesmo sendo um processo rotineiro com poucas intercorrências, o empreendedor pode ter uma NF denegada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). A IOB alerta para a importância de evitar as notas denegadas e o que fazer caso isso aconteça.

A NF denegada é aquela que foi registrada no sistema da SEFAZ, mas não tem valor fiscal. Isso significa que, durante o processo de validação, o órgão identificou alguma irregularidade por parte do emitente ou do destinatário e barrou a nota.

Com isso, a NF não pode ser corrigida ou cancelada e o seu número é inutilizado. Ela fica inválida e não pode ser faturada, mas precisa ser guardada pelo prazo previsto na legislação, que é de cinco anos.

É importante lembrar que, quando a NF é denegada, já foram empregados recursos para cumprir um contrato e, com a denegação, não é possível provisionar o pagamento.

Por exemplo, um marceneiro produz um móvel exclusivo para um salão de beleza, utilizando recursos próprios para comprar matéria-prima e

Após a conclusão do projeto, ao gerar a NF, o documento recebe da SEFAZ o status de “denegada” porque o cliente não cumpriu suas obrigações fiscais e teve sua Inscrição Estadual suspensa. A solução será contatar o salão para informar o ocorrido e solicitar que ele regularize sua situação.

O prazo para regularização dependerá das regras normativas do Estado e do cliente resolver o que ocasionou a suspensão ou até a cassação da Inscrição Estadual.

Para evitar complicações com notas denegadas, o correto é verificar a situação cadastral do futuro cliente antes de fechar o negócio e de emitir a NF, uma vez que ela não poderá ser cancelada ou corrigida. Para essa consulta, o governo disponibiliza um banco de dados que pode ser usado de forma gratuita: o Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC).

Causas

Uma das principais causas para a denegação é o cadastro desatualizado da empresa ou do cliente (pessoa jurídica).

Uma inconformidade pode gerar a nulidade, suspensão ou cancelamento da Inscrição Estadual. Nesse caso, para solucionar o problema, o contribuinte precisa regularizar a situação junto ao Fisco do Estado.

Somente após isso é possível emitir uma nova NF. Outras irregularidades que também barram a nota são: o não pagamento de impostos e destinatário não autorizado a prestar serviço no estado.

“A nota denegada é mais comum do que se imagina e pode causar instabilidade nas finanças e, também, na logística, já que a mercadoria não pode ser entregue. O profissional trabalha ou vende algo e não sabe quando vai receber porque dependerá de o cliente regularizar a situação para poder emitir outra nota”, diz a analista tributária da IOB, Renata Queiroz.

Fonte: IOB