• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Dataprev disponibiliza novo módulo de contestação

A pedido do Ministério da Cidadania, empresa implantou ferramenta para o público beneficiário do Bolsa Família

Novo módulo tecnológico para contestação do cancelamento do Auxílio Emergencial e da extensão do benefício foi disponibilizado no último sábado (21) no portal de Consultas da Dataprev. A ferramenta é voltada ao público do Programa Bolsa Família (PBF) e foi implantada a pedido do órgão gestor da política pública – Ministério da Cidadania. De acordo com a Pasta, os interessados desse grupo terão até o dia 30 de novembro para realizar o pedido.

O Ministério da Cidadania também informou que as solicitações devem ser feitas exclusivamente por meio do portal de Consultas da Dataprev pelo responsável familiar, ainda que a contestação seja em nome de outro membro da família. Dessa maneira, não é necessário se dirigir a nenhuma agência da Caixa, lotérica ou posto de atendimento do Cadastro Único.

Outras contestações

Além disso, os cidadãos que receberam as cinco parcelas do Auxílio original e foram considerados inelegíveis para ganhar a extensão têm até o dia 29 de novembro para fazer a contestação. O pedido deve ser feito por meio do site da Dataprev pelo próprio beneficiário.

Os critérios para elegibilidade da extensão do Auxílio Emergencial estão descritos na Medida Provisória nº 1.000/2020. Alguns dos requisitos:

- ter 18 anos;

- não ter emprego formal;

- não receber benefícios assistenciais ou previdenciários;

- ter renda familiar mensal per capta de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos;

- não ter rendimentos tributáveis acima de R$ 28,5 mil;

- não estar residindo no exterior;

- não estar preso em regime fechado;

- não ter a posse ou a propriedade de bens ou direitos de valor total superior a R$ 300 mil, entre outros requisitos.

Atuação da Dataprev

Registros atualizados da Dataprev até 20 de novembro, apontam que mais de 118,7 milhões de cidadãos foram alcançados, incluindo o requerente e os membros do seu grupo familiar.

Como parceira tecnológica do Ministério da Cidadania, a empresa fez o processamento dos dados autodeclarados pelos cidadãos nos canais digitais com as informações disponíveis nas bases oficiais da União – que não são abastecidas pela Dataprev.

A Dataprev também não recebeu dados bancários dos cidadãos e, também, não registrou nenhuma invasão em seus sistemas que contam com certificação internacional de padrão de segurança em seus Data Centers - equipamentos que armazenam as informações consultadas.

Reavaliações de cadastros, autorizações e cancelamentos de pagamentos são executados pelo Ministério da Cidadania.