• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Novo comprovante de CNPJ traz mais agilidade ao registro de empresas

Comprovante tem código de autenticidade e pode ser acessado através do Portal Nacional da Redesim

A Receita Federal desenvolveu um novo modelo de comprovante de inscrição e situação cadastral do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que possui um código de autenticidade que pode ser verificado por meio do Portal Nacional da Redesim (www.redesim.gov.br) – iniciativa formada por entidades governamentais e órgãos de registro que têm por objetivo abreviar e simplificar procedimentos e diminuir o tempo e o custo para o registro e a legalização de pessoas jurídicas, reduzindo, assim, a burocracia.

O novo modelo possibilitará a consulta do conteúdo e das alterações feitas ao longo do tempo. Dessa forma, as Autoridades Certificadoras poderão consultar se o requerente de um futuro e-CNPJ integra o quadro de sócios e administradores da empresa, verificando e garantindo a emissão de forma remota do e-CNPJ.

A funcionalidade representa um avanço na prestação de serviços aos empreendedores, pois evitará que se desloquem para obter um e-CNPJ junto à Autoridade Certificadora. Além disso, o modelo trará celeridade na obtenção de documentos pelos interessados e diminuição dos custos envolvidos e taxas pagas no processo de obtenção do registro.

O novo modelo foi anunciado na Instrução Normativa RFB nº 1963, publicada nesta terça-feira (7/7) no Diário Oficial da União. O antigo Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral do CNPJ, sem o código de autenticidade, continua existindo e pode ser acessado pela página da Receita Federal (www.receita.economia.gov.br).