• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Segundo trimestre será o mais importante para a economia

A atividade econômica continua andando de lado. A queda de 0,2% do PIB no primeiro trimestre em relação ao último trimestre de 2018, acendeu o sinal vermelho, embora já se esperasse um fraco desempenho do PIB nos três primeiros meses do ano

A atividade econômica continua andando de lado. A queda de 0,2% do PIB no primeiro trimestre em relação ao último trimestre de 2018, acendeu o sinal vermelho, embora já se esperasse um fraco desempenho do PIB nos três primeiros meses do ano. Questões domésticas, como a demora na aprovação da reforma da Previdência, além de outras reformas necessárias para que a economia fosse turbinada, além de um cenário externo menos favorável, com a economia mundial crescendo menos, aumentam o grau de incerteza e impactam negativamente a atividade econômica. Por que crescemos tão pouco? Para responder a essa questão, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) reúne especialistas nesta segunda-feira (17), das 16h às 18h, no II Seminário de Análise Conjuntural de 2019. O evento será realizado no Centro Cultural FGV e é gratuito e aberto ao público.

O encontro contará com a participação dos pesquisadores do FGV IBRE: Armando Castelar (coordenador da Economia Aplicada), Silvia Matos (coordenadora do Boletim Macro IBRE), Samuel Pessôa (pesquisador associado) e José Júlio Senna (Chefe do Centro de Estudos Monetários), além do cientista político Carlos Pereira (professor da FGV EBAPE).

Silvia acredita que o momento é oportuno para debater os novos desafios para a economia. Para a pesquisadora, o primeiro trimestre foi afetado por choques internos e algum impacto do cenário internacional.

“Quando falamos de crescimento, consideramos a comparação interanual e mês contra mês. No interanual realmente o primeiro trimestre foi muito fraco. Uma parte dessa queda conseguimos explicar por choques. Tivemos alguns relevantes no primeiro trimestre: choque da indústria extrativa, o efeito da Argentina na redução das exportações do Brasil, afetando bastante a indústria de transformação”, avaliou a economista.

A reforma da Previdência e outras que também são importantes, como a tributária, continuam em pauta. De acordo com Silvia, como a da Previdência é a mais difícil nesse início de governo, se for aprovada com pouca margem de votos pode sinalizar para o investidor que será difícil votar as demais. Para a pesquisadora, o desempenho da economia no 2º trimestre será o indicador mais relevante de como pode fechar o PIB em 2019 e no ano que vem.

“Tivemos um fator muito importante no início do ano que foi uma mudança grande com relação às perspectivas para o futuro. Mudou a percepção dos agentes, identificado pelos nossos indicadores de confiança, a partir de março principalmente. Houve uma sensação de que a economia desandou de vez e que está tudo perdido em relação 2019. A nossa visão é que ainda é possível crescer, mas de qualquer forma essa mudança de percepção já traz estragos, já é um sinal muito ruim. Vamos ter um comportamento muito diferente do investimento em relação ao ano passado. Independentemente do crescimento, mesmo que seja confirmado esse ano, a composição será ruim. O investimento provavelmente não vai recuperar a perda, investimento precisa de previsibilidade”.

Os interessados podem obter mais informações e se inscrever no seminário pelo portal IBRE: http://portalibre.fgv.br. O Centro Cultural FGV fica na Praia de Botafogo, 186, Botafogo. O evento acontecerá na segunda-feira (17), das 16h às 18h.