• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

SE - Assembleia Legislativa aprova prorrogação do Refis estadual

O projeto encaminhado à AL buscou prorrogar e ampliar a ação realizada no primeiro semestre deste ano

Os empresários que possuem débitos fiscais com o Estado referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e que por algum motivo não aderiram ao Refis realizado no primeiro semestre terão até o dia 26 de novembro de 2010 a oportunidade de renegociar e parcelar suas dívidas através da prorrogação do Programa de Regularização Fiscal (Refis), aprovado na sessão de ontem, 20, da Assembleia Legislativa (AL).

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade Vieira da Silva, o texto agora segue para sanção do governador, para assinatura do decreto que regulamenta a lei, e a partir da segunda-feira, dia 25, o programa deverá estar disponível para os contribuintes. “O projeto encaminhado à AL buscou prorrogar e ampliar a ação realizada no primeiro semestre deste ano, permitindo aos contribuintes que não aderiram ao programa naquele momento terem uma nova oportunidade. Nesta edição, a vantagem para adesão é a possibilidade de negociar os débitos apurados sobre fato gerador registrado até 31 de dezembro de 2008, situação não enquadrada na edição anterior”, disse.

Ele explicou que o Refis realizado em maio último contemplava os débitos apurados em autos de infração lavrados até 31/12/2008, constituídos ou não, os débitos de parcelamento em curso – à época – e os débitos de parcelamentos anteriores rescindidos até 31/08/2009, mesmo que a dívida tenha sido executada judicialmente ou ainda estivesse na esfera administrativa. Pela nova proposta aprovada pela AL, o Refis passa a contemplar também os débitos apurados sobre o fato gerador, ampliando o alcance a contribuintes inadimplentes.

O secretário ressaltou que a receita gerada com o programa também beneficia os municípios, pois 25% do ICMS do Refis são destinados às prefeituras. Conforme os dados apurados no encerramento do período de adesão ao Refis em maio, aproximadamente R$ 15 milhões foram distribuídos às 75 prefeituras, fruto do trabalho desenvolvido pelos auditores da Sefaz em conjunto com os procuradores do Estado para adesão dos contribuintes em débito.

“Esta é a última chance para resolver suas pendências, num momento importante para os empresários em função da expectativa de crescimento das vendas por conta do período natalino e de final de ano”, reforçou João Andrade.