• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

SP - Profissionais liberais e autônomos ficam livres do ISS

Os profissionais liberais e os autônomos da cidade de São Paulo estão dispensados de recolher o imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS)

Fonte: Canal Executivo

Os profissionais liberais e os autônomos da cidade de São Paulo estão dispensados de recolher o imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS), para os serviços descritos na lista do ‘caput’ do art. 1º da Lei 13.701/2003, a partir do próximo vencimento em 10 de abril de 2009.

“A Lei n.º 14.864/2008, que concede a isenção do pagamento do tributo, passou a vigorar em 1º de janeiro de 2009, entretanto, os benefícios serão percebidos somente agora, quando os contribuintes teriam que pagar o imposto relativo à primeira competência de 2009”, afirma a advogada de Direito Tributário e Previdenciário do escritório Innocenti Advogados Associados, Rafaela Domingos Lirôa.

“Embora a lei tenha passado a vigorar no primeiro dia do ano, o recolhimento referente ao vencimento de 10 de janeiro foi plenamente devido, por se referir à competência do último trimestre de 2008 – outubro, novembro e dezembro”, explica Rafaela.

“O recolhimento do ISS devido era realizado trimestralmente, sendo seu vencimento no dia 10 do mês seguinte ao encerramento do período (conforme tabela abaixo). Com a isenção concedida, os profissionais liberais e autônomos não mais terão que recolher o imposto a partir do próximo vencimento, em abril, referente aos três primeiros meses de 2009, quando passou a valer a lei.”

Competência // Vencimento

janeiro/ fevereiro/ março // 10 de abril

Abril/ maio/ junho // 10 de julho

Julho/ agosto/ setembro // 10 de outubro

Outubro/ novembro/ dezembro // 10 de janeiro

Ela ainda alerta que o não pagamento do ISS referente aos períodos anteriores à isenção pode acarretar a inscrição do débito em dívida ativa. “A inscrição dá início a uma ação de cobrança pela Prefeitura, denominada execução fiscal, em que serão acrescidos ao débito os valores relativos a juros, multa e correção monetária, além das custas e despesas processuais”.

Para evitar maiores prejuízos, diz a tributarista, antes da inscrição do débito em dívida ativa o contribuinte devedor poderá verificar a possibilidade de parcelamento da dívida nas unidades das subprefeituras.

Segundo Rafaela, serão beneficiados com a isenção do ISS cerca de 730 mil profissionais de diversos ramos, como costureiras, cabeleireiros, engenheiros, advogados, entre outros, que se enquadrem na atividade de autônomo e profissional liberal. Eles não terão mais de pagar o imposto, que era calculado de acordo com a verba recebida e o nível de escolaridade do profissional, com alíquotas que variavam de 2 a 5% da receita bruta.

A advogada ressalta que a lei concede a isenção do ISS apenas aos profissionais liberais e autônomos que possuam inscrição como pessoa física no CCM – Cadastro de Contribuintes Mobiliários, perante a Prefeitura, e não se estende, portanto, às pessoas jurídicas, ainda que na forma de cooperativas ou sociedades uniprofissionais. “É importante destacar, também, que a isenção não desobriga o profissional de se cadastrar no CCM e manter os dados atualizados perante às subprefeituras”, diz Rafaela.

O projeto de lei n.º 656/2008, de autoria do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo e, posteriormente sancionado durante a campanha política para sua reeleição, sob a redação da legislação municipal n.º 14.864/08.