• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Governo de SC reduz para 7% a alíquota de ICMS de carnes de aves e suínos

Após análises técnicas, a Secretaria de Estado da Fazenda decidiu voltar atrás e reduzir de 12% para 7% a alíquota de ICMS para carnes de frango e suíno produzidas e vendidas dentro do Estado.

Após análises técnicas, a Secretaria de Estado da Fazenda decidiu voltar atrás e reduzir de 12% para 7% a alíquota de ICMS para carnes de frango e suíno produzidas e vendidas dentro do Estado. Assim, a tributação volta a ser como antes das mudanças feitas para reduzir incentivos fiscais, que entraram em vigor em agosto deste ano.

A decisão foi comunicada pelo secretário da Fazenda, Paulo Eli, na tarde desta quarta-feira, para a Associação dos Frigoríficos Independentes de Santa Catarina (Afisc). Segundo ele, será enviado um projeto para a Assembleia Legislativa em novembro, com a redução retroativa ao início do mesmo mês.

- A medida foi tomada hoje (nesta quarta-feira) em função de que alíquota interestadual continua a 7% e é um convênio do Confaz. Enquanto não conseguimos mudar isso, voltamos a alíquota interna para 7% - afirmou o secretário.

Segundo ele, está havendo uma invasão de produtos do Paraná e Rio Grande do Sul com preços mais baratos porque o produtor catarinense está pagando 12% de alíquota. A mudança foi decidida em reunião do governador Carlos Moisés da Silva com os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli e da Agricultura, Ricardo Gouvêa.

Na revisão dos incentivos de ICMS, a Fazenda elevou para 12% a alíquota de carnes a partir de agosto com o objetivo de valorizar a produção local, mas diante da série de diferenças tributárias entre Estados e não abrangência de empresas do Simples, as carnes de aves e suínos de frigoríficos independentes ficaram mais caras em Santa Catarina. Isso levou os empresários desse segmento a pressionar o governo e a Assembleia Legislativa para voltar a situação anterior.

Na semana passada, o secretário Paulo Eli se reuniu com representantes da Associação dos Frigoríficos Independentes de Santa Catarina (Afisc) e prometeu uma solução para breve. Após encontrar a solução com a equipe técnica, ele comunicou a mudança para o empresário Miguel do Valle, um dos diretores da associação.