• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

SC - Sistema on-line da Secretaria da Fazenda vai agilizar o comércio exterior

Agora é possível recolher os produtos assim que eles são desembaraçados pela Receita Federal.

Desde o início de julho as importações em Santa Catarina contam com uma nova sistemática on-line desenvolvida pela Secretaria de Estado da Fazenda, que diminui o tempo de liberação das mercadorias de 3 horas para, no máximo, 8 minutos. Agora é possível recolher os produtos assim que eles são desembaraçados pela Receita Federal.

A partir do momento em que a Receita Federal libera a declaração de importação (DI), o Sistema de Administração Tributária (SAT) da Secretaria da Fazenda recebe os dados em até 8 minutos, por meio da ferramenta chamada de mensageria. O novo sistema permite um acesso a dados em tempo real sobre produtos importados pelo Estado que chegam aos portos catarinenses.

"O foco dessa inovação é a agilidade do processo para o contribuinte, os despachantes e importadores, que pagam o custo de armazenagem quando a liberação não ocorre em tempo hábil", resume o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni. Para o secretário, a inovação é mais um fator representativo das vantagens competitivas que Santa Catarina tem a oferecer aos empreendedores nacionais e internacionais.

Um exemplo clássico dos prejuízos que eram causados pela demora na liberação: em alguns casos, uma carga que poderia ser liberada numa sexta-feira, acabava ficando presa até a segunda-feira seguinte. Gavazzoni afirma que a adoção do sistema é parte das ações de governo eletrônico implantadas na gestão Luiz Henrique.

O presidente do Sindicato dos Despachantes e Ajudantes Aduaneiros do Estado de Santa Catarina (SDAASC), Marcello Alessandro Petrelli, recebeu a novidade com entusiasmo. "A liberação on-line é um grande avanço para a importação em Santa Catarina. Ainda não temos como quantificar a economia que isso poderá gerar, mas não raramente a linha de produção de uma empresa ficava parada esperando uma mercadoria presa por conta da demora. O importador deixava a carga já liberada pela Receita Federal parada por um dia, ou até por um final de semana inteiro - e pagando armazenagem por isso - em razão de o arquivo só chegar após o horário de fechamento dos setores de faturamento, que funcionam em horário comercial", explica.

Para a equipe do SAT, a principal vantagem que a inovação representa é a rapidez na liberação da mercadoria, que não mais precisará esperar as três horas até a recepção do arquivo. O Estado é um dos primeiros a implantar a recepção on line das DIs. Em São Paulo um sistema semelhante está em vigor desde março.