• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

SC - Receita Federal e entidades contábeis firmam parceria para divulgar e-Cac

A Receita Federal - em parceria com as entidades contábeis - irá desenvolver em Santa Catarina uma ampla campanha para divulgar os serviços oferecidos pela internet, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão - o e-Cac.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CRCSC:

A Receita Federal - em parceria com as entidades contábeis - irá desenvolver em Santa Catarina uma ampla campanha para divulgar os serviços oferecidos pela internet, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão - o e-Cac. As ações incluem a realização de uma webconferência, no mês de julho, em várias cidades do Estado e - num segundo momento - plantões no  Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC) e em outras entidades contábeis para tirar dúvidas dos contabilistas sobre o e-Cac.
 
O objetivo é incentivar o uso da internet, desafogando o atendimento presencial, de forma a reduzir as filas hoje  existentes nas unidades da Receita Federal.
 
A parceria foi firmada em reunião realizada nesta semana no CRCSC, que contou com a presença do presidente da entidade, Sérgio Faraco, do presidente do Sescon Grande Florianópolis, Augusto Marquart Neto, e do chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Receita Federal da 9ª Região (que abrange Paraná e Santa Catarina), Francisco Reinhardt.
 
Também participaram o delegado adjunto da delegacia da Receita Federal em Florianópolis, Ari de Souza, e o responsável pelo e-Cac na região, Hércules Imbrosio Neto.
 
Para o presidente do CRCSC, ao incentivar o uso da internet, o projeto vai agilizar o trabalho dos contabilistas, que não precisarão mais se deslocar até a unidade da Receita para resolver questões relativas a seus clientes.
 
O chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Receita Federal da 9ª Região, Francisco Reinhardt, observou que uma pessoa, para poder se habituar a uma nova modalidade de atendimento, precisa ter conhecimento e sentir-se segura para buscar o serviço. "Por isso, o profissional da contabilidade é tão importante para popularizar o auto-atendimento, pois ele detém não só tem o conhecimento técnico como a segurança de estar fazendo o procedimentos correto", disse.
 
O responsável pelo e-Cac na Delegacia da Receita Federal em Florianópolis, Hércules Imbrosio Neto, informou que a expectativa é que aumente o uso dos serviços oferecidos pela internet por conta da parceria com as entidades contábeis. "A procura ainda está aquém do desejado, mas tende a crescer porque o projeto vai conscientizar ainda mais o profissional da contabilidade para o uso da certificação digital e das procurações eletrônicas. Além disso, a  Receita Federal abriu para cinco anos a utilização da procuração, sem a necessidade de reconhecimento de firma por autenticidade, o que facilita o trabalho do contabilista", afirmou.