• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

RO - Rondônia: Sistema integrado diminuirá tempo para abertura de empresa

O Projeto Integrar foi elaborado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) com o objetivo de diminuir o tempo para a abertura de uma empresa.

O Projeto Integrar foi apresentado às entidades ligadas à abertura e fechamento de empresa na tarde de ontem (08). O programa será implantado na Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) e demais órgãos que emitem documentos para legalização de firmas. Na próxima quinta-feira (10), o programa será apresentado a contadores.

O Projeto Integrar foi elaborado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) com o objetivo de diminuir o tempo para a abertura de uma empresa, tendo sido implantado há cerca de oito anos. Segundo o site do Banco Mundial, a média brasileira de tempo para abertura de empresa é de 107 dias. Em Minas Gerais um estabelecimento comercial fica legalizado em cinco dias. 

O programa foi cedido ao Estado de Rondônia através de convênio firmado entre a Jucer, a Jucemg e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). Rondônia é o décimo Estado a aderir ao Projeto Integrar.

Henrique Leite, Jucer RO O presidente da Jucer, Henrique de Souza Leite, diz que o programa irá facilitar e agilizar todos os atos mercantis que envolvem a legalização e formalização de empresas. “O nascimento da empresa é aqui na Junta. Por isto seremos o órgão integrador. Mas o programa também será implantado nos órgãos estaduais que são responsáveis pelo processo”. 

De acordo com chefe de Serviço de Registro Empresarial da Jucemg, Moacir Alves Teixeira, a implantação em Minas Gerais foi um processo longo. “A vantagem para Rondônia é que o projeto já está enxuto e com adaptações”. 

O Projeto Integrar também pode ser aderido pelos municípios. Por enquanto, Porto Velho foi a única cidade a aceitar o programa. “O objetivo é começar colocando o projeto nos 11 municípios que temos escritórios”, fala o presidente da Jucer. 

O programa começará a funcionar em fase experimental na próxima segunda-feira (14). A partir do dia 28 será obrigatório para viabilidade e Ficha de Cadastro Nacional (FCN).